Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 28° C
  • Sunday 27° C
16° C
  • Friday 27° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 28° C
16° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 33° C
  • Sunday 31° C

“Para que serve?” na Biblionofre

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca da Escola Básica Integrada de Sto Onofre, Biblionofre, tem vindo a dinamizar um conjunto de conferências e debates que pretende criar, no espaço escolar, um forum de reflexão para  alunos, encarregados de educação e professores, abordando temas complexos, mas didaticamente concebidos para jovens dos segundo e terceiro ciclos. São escolhidos temas por vezes controversos, que possam ser estudados  e discutidos de forma simples, humorada e participada.
Sessões são dinamizadas pelo professor Rui Correia

A iniciativa chama-se “Para que serve?” e, este ano, aborda temas como o medo, a mentira, a culpa, o prazer e o ideal. Em conversas de quarenta e cinco minutos apenas, procura-se tentar perceber informalmente para que servem todos estes conceitos e como nos moldam as atitudes quotidianas.

“Para que serve?” tem criado, na escola, um espaço e um momento para o pensamento, para a reflexão intelectual, procurando-se ultrapassar a restrição artificial da divisão disciplinar do conhecimento, aplicar conceitos de forma abrangente e promover os hábitos de raciocínio e de pensamento crítico, livre e tolerante.

Esta iniciativa conta já com três anos de realização e tem recebido, sucessivamente, o carinho dos professores e o constante entusiasmo dos alunos que participam, nestas conversas, de forma muito empenhada. Nela já participaram numerosos oradores convidados, seja presencialmente, seja por teleconferência.

As conferências, com entrada livre, têm por meta o estímulo da leitura, pelo que todas são acompanhadas de uma seleção comentada de livros que abordam, de forma muito objetiva, os temas em análise.

A atividade acontece, uma vez por mês, na Biblioteca Escolar da EBI de Sto Onofre e costuma juntar sempre mais de meia centena de alunos que, voluntariamente, assiste às sessões dinamizadas pelo professor Rui Correia.

A próxima conferência terá lugar a 25 de fevereiro, pelas 10h15, e aborda o tema “Para que serve a culpa?”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Alojamento na Serra do Bouro ganha prémio do Tripadvisor

A Flamboyant Boutique B&B, um alojamento de pequena escala na Serra do Bouro, nas Caldas da Rainha, ganhou o prémio Best of the Best 2024 do Tripadvisor, plataforma de avaliações que permite ao utilizador ficar a saber os melhores preços para tudo o que precisa na sua viagem, para além de informações e opiniões de conteúdos relacionados com o turismo.

Flamboyant1

Sofia está desaparecida

Ana Sofia Sousa Ribeiro, de 28 anos, foi supostamente passar uns dias em casa de uma amiga, em Lisboa, no passado dia 19, mas está desaparecida desde então, relata a família.

desaparecida

“Há Festa na Bordalo”

A Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, é palco da iniciativa “Há Festa na Bordalo”, no dia 4 de junho, para encerramento do ano letivo.