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Os dias quentes estão a chegar e com eles a necessidade acrescida de nos mantermos hidratados! A água é o principal constituinte do organismo sendo essencial para a nossa vida e sobrevivência. Representa 52 a 66% do peso do corpo, dependendo de vários fatores, como da idade, do sexo e da quantidade de gordura corporal. Por exemplo, um homem médio de 70 kg e 45 anos contém cerca de 42 litros (60%) de água no organismo.

É a capacidade da água em criar ligações com outras moléculas (pontes de hidrogénio), modificando a sua conformação espacial em solução e as suas propriedades que a tornam vital para o funcionamento do nosso corpo. A água desempenha inúmeras funções no nosso organismo, nomeadamente serve de meio de transporte de nutrientes para as células e de substâncias tóxicas para fora do corpo, permite a excreção de produtos resultantes do metabolismo, através dos rins onde são libertadas as substâncias estranhas que o corpo não necessita. Serve de solvente onde se dão todas as reações e regula a temperatura corporal. Quando o corpo está excessivamente quente, aumenta substancialmente a transpiração. Ao suarmos, a água que existe no suor evapora-se à superfície da pele, produzindo diminuição da temperatura corporal. Outra função da água é participar em reações enzimáticas, facilitando a digestão, por exemplo.

Mas porque razão temos de beber água constantemente? Esta necessidade é uma consequência das perdas de água que diariamente ocorrem através da transpiração e excreção, perdas essas que têm de ser repostas, para que se mantenha um equilíbrio na quantidade de água do organismo, para garantir o seu bom funcionamento.

Quando perdemos líquidos, a quantidade de sódio mantém-se constante, mas passa a estar dissolvido numa menor quantidade de água no nosso sangue. Diz-se que a concentração de sódio aumentou. Ao perceber este aumento, o cérebro ordena a produção de determinadas substâncias que fazem aparecer no organismo a sensação de sede. Quando aparece esta sensação de sede, procuramos água para satisfazer as necessidades hídricas. Convém salientar que quando esta sensação surge, o nosso organismo já necessita de água a algum tempo, por isso é importante beber água, mesmo que não tenhamos sede.

A quantidade de água necessária para evitar a desidratação depende da água que é perdida pelo organismo. Em condições normais, o homem necessita, em média, de 2 a 3 litros de água por dia. Os sumos e refrigerantes, embora frescos e por conterem água na sua composição, apenas disfarçam a sede momentaneamente, devido a grandes quantidades de açúcares que apresentam, aumentando ainda mais a desidratação. A melhor forma de se manter hidratado é a ingestão de água ou então chá, sem açúcar.

Nos dias de calor que se avizinham, mantenha-se hidratado, ingerido 1,5 a 2 litros de água diariamente e lembre-se que apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

Enf. Miguel Miguel

Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt

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