Q

Previsão do tempo

17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 22° C
17° C
  • Monday 19° C
  • Tuesday 20° C
  • Wednesday 23° C
17° C
  • Monday 21° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 25° C

TAC no hospital das Caldas já poupou milhares de euros

Carlos Barroso

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já foram realizados cerca de 1370 exames de Tomografia Axial Computorizada (TAC) dentro da unidade hospitalar das Caldas da Rainha desde que o aparelho foi adquirido, o que representa uma poupança de muitos milhares de euros. A administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) ainda não possui um valor de poupança exato, uma vez que só fará essa estimativa seis meses após o funcionamento do equipamento, que foi adquirido no ano passado, mas só entrou em laboração a 20 de maio.
O TAC na unidade das Caldas funciona desde 20 de maio e já realizou cerca de 1370 exames

O equipamento custou cerca de 1,2 milhões de euros, sendo que 85 por cento foi apoiado pelo Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN). As obras de adaptação ficaram estimadas em cerca de 160 mil euros e antes de existir este equipamento em funcionamento na unidade das Caldas em 2012 foram gastos cerca de 740 mil euros em exames, o que acresce uma verba de 200 mil euros em transporte de doentes, pelo que se prevê uma poupança de 500 mil euros.

A administração hospitalar pretende ainda que serviço esteja sempre a funcionar, já que atualmente apenas faz exames das 8h às 20h em dias úteis.

“Prevê-se que, brevemente, o Serviço de Radiologia da Unidade de Caldas da Rainha passe a funcionar 24 horas por dia, 7 dias por semana. Este novo horário está dependente da existência de recursos humanos, nomeadamente médicos,com a formação necessária”, revela o gabinete de informação do CHO.

O serviço possui atualmente 16 técnicos que asseguram a execução de todos os exames de TAC realizados na unidade.

Desde que o TAC passou a estar nas instalações do hospital das Caldas, os utentes e doentes que recorriam à unidade e que precisavam de fazer um exame deixaram de ser enviados para o exterior.

“A instalação deste equipamento permitiu que os exames começassem a ser feitos no serviço de radiologia, assistindo-se, gradualmente, ao aumento do número e da diversificação dos mesmos. Atualmente, o aparelho de TAC da unidade das Caldas da Rainha permite realizar TAC de corpo, músculo-esquelética e neurorradiológica. Entre maio e agosto foram realizados, nesta Unidade Hospitalar, cerca de 1370 exames”, descreve o gabinete de informação do CHO.

Para além de uma maior diferenciação técnica do serviço de radiologia do CHO, a instalação deste equipamento “permite dar resposta a uma necessidade há muito sentida na unidade de Caldas da Rainha, pelos seus utentes e profissionais, possibilitando a obtenção de ganhos em saúde para os doentes que diariamente acorrem ao CHO, consubstanciada numa maior rapidez na realização dos exames solicitados, na redução do tempo de espera para a obtenção do diagnóstico e no maior conforto dos utentes, evitando a deslocação a unidades exteriores”, assegura.

Carlos Barroso

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Estudantes visitam Paul de Tornada

A Associação PATO recebeu duas turmas da Escola Secundária Raul Proença, que realizaram um conjunto de atividades de voluntariado, explorando a Reserva Natural do Paul de Tornada numa visita guiada, contribuíram para o nascimento de um jardim sensorial e efetuaram ainda uma monitorização ambiental na Lagoa de Óbidos com o Projeto Coastwatch, recolhendo muito lixo marinho.

pato

Jovens portugueses e finlandeses em intercâmbio

Entre os dias 1 e 8 de abril, a Associação Juvenil de Peniche foi palco de um intercâmbio sob a temática da arte e sustentabilidade. O evento recebeu a participação de doze jovens, de Portugal e Finlândia, com idades entre os 15 e os 25 anos.

intercambio

Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares

O MARE - Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Turismo e Tecnologias do Mar, em Peniche, vão promover uma nova edição do Curso Avançado de Produção de Microalgas e Cultivos Auxiliares, que pretende dar a conhecer as espécies de microalgas cultivadas em laboratório, métodos de cultivo, potencialidades como recursos marinhos, sistemas de produção, e os cultivos auxiliares que beneficiam e cujo valor nutricional pode ser modelado através da alimentação com microalgas. As inscrições estão abertas até dia 27 de maio.