Previsão do tempo

11° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 18° C
12° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 19° C

40 anos de escutismo nas Caldas

Maria Marques/Stephanie Antunes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Apesar de efetivamente cumprir os 40 anos no dia 8 de julho, o Agrupamento 337 Caldas da Rainha do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português celebrou no dia 6 o seu aniversário. A celebração, aberta à comunidade, foi realizada na sede do Agrupamento (Águas Santas – junto à fábrica do sabão), num momento de convívio e confraternização com antigos escuteiros que incluiu uma visita à sede, troca de lembranças e jogos.
Houve escuteiros e antigos escuteiros que pretenderam deixar uma mensagem comemoração do 40º aniversário do Agrupamento

Segundo Augusto Sérgio Sousa, um dos seis primeiros elementos a constituírem este Agrupamento, “nas Caldas, o Escutismo já tinha crescido com o Agrupamento do AEP – Associação de Escoteiros de Portugal, que aceita todos os cultos ou sem cultos religiosos em 1926. Após a II Guerra Mundial também houve durante um período até à década de 50”.

Em julho de 1973, seis jovens reiniciaram o escutismo, tendo o primeiro encontro com os escuteiros de Óbidos e com eles e a ajuda o padre Mário Rui Pedras, deram início ao escutismo nas Caldas. “Formámos uma patrulha de Exploradores de seis elementos; e dia 3 de dezembro de 1973 fizemos as Promessas, ou seja, estivemos seis meses prepararmo-nos”, conta o antigo escuteiro.

A sede originalmente “era na Igreja do Espirito Santo, no Bairro São João de Deus ao pé da Mata, depois também tivemos uma sede junto ao Hospital Termal em frente ao GAT e depois o agrupamento veio para a atual sede”.

O calendário de atividades escutistas é planeado de acordo com o calendário escolar e este ano já encerrou para os Lobitos e Exploradores, estando ainda a ser preparadas as atividades finais dos Pioneiros e Caminheiros.

O Agrupamento 337 das Caldas da Rainha conta neste momento com 89 elementos, 22 Lobitos (6-10 anos), 16 Exploradores (10-14 anos), 14 Pioneiros (14-18 anos), 8 Caminheiros (18-22 anos) e 29 Dirigentes e Recursos adultos. O Escutismo é um movimento de educação não-formal baseado no método escutista que inclui a responsabilização dos jovens, o contacto com a natureza e o serviço ao próximo.

Maria Marques/Stephanie Antunes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Filipe Rebelo tricampeão regional veteranos +40

Decorreu entre os dias 28 e 31 de março o campeonato regional de veteranos dos escalões +40, +50 e +60, com a presença de nove atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha (CTCR), destacando-se Filipe Rebelo, que conquistou o título nas provas de singulares, pares masculinos (ao lado de Jorge Esteves, também do CTCR) e pares mistos (ao lado de Sónia Marques, do RSC Leiria).

tenis1

Loja de telemóveis assaltada

Uma loja de reparação e venda de telemóveis no final da Rua Heróis da Grande Guerra, nas Caldas da Rainha, foi assaltada na madrugada da passada sexta-feira, tendo sido partido o vidro junto à entrada para serem levados telemóveis e fones de ouvidos que estavam na montra.

telemoveis

Mais de 1600 andorinhas são atração nas ruas da cidade

Mais de 1600 andorinhas, simbolizando “a união e a solidariedade” e também a chegada da primavera, estão desde sábado a colorir as ruas da cidade das Caldas da Rainha, na segunda edição da “Ode à Primavera”, um projeto comunitário organizado por Zélia Évora, Manuel Bandeira Duarte, Mónica Correia e César Évora.

andorinhas
Q