Q

Previsão do tempo

11° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 12° C
11° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 12° C
11° C
  • Sunday 12° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 12° C

Espíritas encheram Óbidos

José Lucas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Já lá vai o tempo em que o Espiritismo (doutrina espírita ou doutrina dos espíritos) era confundido com magias, superstições, crendices, bruxarias, charlatanismo, etc. Hoje em dia, com a globalização do conhecimento, o Espiritismo tomou o seu próprio lugar: ciência, filosofia e moral, isto é, uma ciência filosófica de consequências morais. Cerca de 200 espíritas de todo o país estiveram em Óbidos nos dias 20 e 21 de abril. O evento foi anunciado na Internet. Tema central: “Família e Espiritismo”, que se desdobrava em sub-temas interessantes como “Traumas de vidas passadas”, “O filho especial”, “Problemas familiares”, “Família, uma história natural”, Planeamento familiar”, “O casamento e a família”, “A família na literatura espírita”, “Geração Y”, “O poder da prece: provas científicas” e “Evolução familiar”. Pelo 8º ano consecutivo, as Jornadas de Cultura Espírita já tomaram o seu espaço, na agenda cultural em Óbidos, de tal modo que, há pessoas que se organizam quase com um ano de antecedência, para estarem presentes em abril, em Óbidos, todos os anos. Contrariamente ao habitual, este ano as jornadas esgotaram em menos de um mês, após o anúncio da abertura das inscrições.
Jornadas de Cultura Espírita

Um fim de semana cheio de sol veio abrilhantar este evento de índole cultural, que foi aberto com música erudita (violino e guitarra), tendo posteriormente o presidente da Federação Espírita Portuguesa, Vítor Féria, saudado os presentes com palavras de estímulo e confiança no futuro da humanidade.

Após os três temas iniciais, foi a vez do convívio, no intervalo, enquanto se procurava o livro da sua eleição, na vasta livraria espírita disponível.

O grupo de jovens e crianças do Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha cantou uma música espírita e após o jantar novas surpresas esperavam os presentes, tendo-se criado um espaço de entrevista, com a presença de uma médica psiquiatra, espírita, de um pai e de uma mãe, cujos filhos faleceram de doença e acidente respetivamente. O momento foi muito emocionante e esclarecedor, ao referirem a maneira como o conhecimento posterior, do espiritismo, os ajudou a entender o porquê da vida e desses acontecimentos nas suas existências.

Anália Colaço e Ivo Simões, dois jovens de 15 anos, dançarinos da escola alunos de Apolo, estiveram (gratuitamente) presentes com danças de salão, numa coregrafia em torno do tema “Família”, tendo sido aplaudidos pelo público que encheu o auditório municipal “A Casa da Música”.

No domingo, novas oportunidades de conhecimento vieram com os restantes temas apresentados, e após o intervalo, num novo espaço de entrevistas, foi abordado o caso da transexualidade, bem como o testemunho de uma jovem que tinha tendências suicidas, e de como conseguiu superá-las.

Após o tema final, João Xavier de Almeida, ex-presidente da Federação Espírita Portuguesa e presidente da mesa da Assembleia-Geral da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal (ADEP), encerrou as atividades, encorajando os presentes a persistirem no bem, e a utilizarem os conceitos ético-morais de Jesus de Nazaré, vertidos no Evangelho, como roteiro seguro para as suas vidas, nestes momentos de mudança.

As Jornadas terminaram com a atuação de Luís Peças, contratenor e cantor lírico, que envolveu o vasto auditório em doces vibrações de harmonia, ao finalizar a sua atuação com o “Avé Maria“ de Schubert, tendo recebido uma grande ovação. Foi ainda realçado pela organização o profissionalismo do sonoplasta Mário Ferreira.

Ulisses Lopes, presidente da ADEP, referiu ainda todo o apoio de José Parreira, administrador da Óbidos Criativa, Paula Ribeiro e Telmo Faria, presidente da Câmara.

Para quem não conseguiu estar presente, em virtude dos lugares limitados, poderá aceder às Jornadas de Cultura Espírita, na íntegra em http://www.slideshare.net/adeportugal/apresentaes-jornadas-adep2013.

José Lucas

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP combate criminalidade em bares e ruas no centro das Caldas

Uma operação desenvolvida pela PSP das Caldas da Rainha na noite da passada sexta-feira e madrugada de sábado, tendo como alvo bares no centro da cidade e ruas nas proximidades, com o objetivo de “prevenir a criminalidade violenta e grave ou organizada e aumentar o sentimento de segurança na população”, originou a detenção de quatro homens, com idades entre 21 e 28 anos, pelos crimes de tráfico de droga, posse de arma proibida e condução em estado de embriaguez.

psp1

Lions formaliza entrega de verba de espetáculo solidário

O Lions Clube das Caldas da Rainha fez no passado dia 30 uma entrega formal ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) da verba apurada no concerto solidário com o maestro e pianista António Victorino d’Almeida e trio de Pedro Caldeira Cabral....

lions

Desfile equestre apresentou reis do carnaval das Caldas

Luís Ventura, de 47 anos, e Mariana Mortágua, de 22 anos, foram escolhidos para serem os reis do carnaval das Caldas da Rainha, encarnando as personagens Zé Povinho e Maria da Paciência, respetivamente, criações de Rafael Bordalo Pinheiro como caricaturas do povo português.

reis00