Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

Bombarral contra portagens até Caldas

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Assembleia Municipal do Bombarral, reunida no passado dia 12, deliberou “repudiar de forma veemente” a cobrança de quaisquer portagens na A8, no troço compreendido entre Bombarral-Sul e Caldas da Rainha-Norte, exortando as populações da Região Oeste e em especial do concelho do Bombarral, para que “fiquem atentas, de forma a manifestarem-se, em respeito pelos princípios de um Estado de Direito Democrático, contra a colocação de tais portagens, caso o Governo persista nessa intenção”. Ficou também em aberto que, “caso tal venha a revelar-se necessário”, a Assembleia delibere reativar o funcionamento da comissão de luta contra as portagens na Região Oeste.
Assembleia Municipal do Bombarral repudia eventual cobrança de portagens

A proposta partiu dos eleitos do Partido Socialista mas mereceu o consenso dos deputados, considerando que “foram recentemente veiculadas por diversos órgãos de comunicação social regional e nacional, notícias que dão conta da intenção do Governo de vir a cobrar portagens na A8, no troço compreendido entre Bombarral-Sul e Caldas da Rainha-Norte”.

Os deputados recordaram que “aquando da inauguração do IC-1, atual A8, a colocação de portagens levou ao aparecimento de um amplo movimento de contestação por parte das populações da Região Oeste e em especial do concelho do Bombarral, contra a colocação das referidas portagens. Na sequência do movimento, foi criada no seio da Assembleia Municipal do Bombarral uma Comissão de Luta contra as portagens na Região Oeste, da qual fizeram parte pessoas de todos os quadrantes políticos”

“Por esta Comissão e pelo Governo de então, com a mediação do Sr. Presidente da República, que na altura exercia funções como tal, foi possível alcançar um acordo, o qual permitiu a realização de obras que introduziram melhorias significativas na Estrada Nacional n.º 8, no troço compreendido entre Bombarral e Torres Vedras e ao mesmo tempo isentou de cobrança de portagens o troço da A8 entre Bombarral-Sul e Caldas da Rainha-Norte, o que foi do agrado de toas as partes envolvidas”, fizeram notar.

“Desde essa altura e até à presente data mantêm-se inalteradas todas as condições do referido acordo, não tendo os sucessivos Governos, bem como, o atual, levado a cabo quaisquer obras na Estrada Nacional n.º 8, no troço compreendido entre Bombarral e Caldas da Rainha, a qual apresenta deficiências ao nível do respetivo traçado, perfil e pavimento, que dificultam a circulação rodoviária na mesma, deficiências e dificuldades estas que aumentarão, em consequência do mais do que provável aumento de circulação nesta estrada, no caso de colocação de portagens na A8, no troço já referido”, sustentaram os deputados bombarralenses.

“As populações da Região Oeste e em particular do concelho do Bombarral vivem atualmente uma crise económica sem precedentes, que a cobrança de tais portagens só irá agravar, face aos maiores encargos que acarretará na deslocação de pessoas e bens”, argumentaram.

A moção foi enviada ao presidente da República, presidente da Assembleia da República, presidentes dos Grupos Parlamentares dos partidos com assento na Assembleia da República, Primeiro Ministro, Ministro da Economia e Emprego, secretário de Estado das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, presidentes de Câmara e presidentes de Assembleia Municipal dos Municípios que integram a CimOeste e ao presidente do Conselho de Administração da empresa “Auto Estradas do Atlântico.

Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161