Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Muralha de Peniche em risco

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A muralha que circunda a cidade de Peniche, classificada como monumento nacional, está degradada e a necessitar de uma intervenção que evite eventuais derrocadas, alertou o presidente da Câmara, António José Correia. O autarca disse à agência Lusa que as muralhas possuem sinais de degradação devido à força do mar junto à praia da Gamboa, do lado este da cidade.

Um relatório da autarquia, datado de 22 de janeiro, a que a Lusa teve acesso, refere que se verificam “deslocações de blocos motivadas pela ação agressiva do mar”, que têm vindo a abrir buracos na muralha, que “fazem perigar a estabilidade do conjunto” amuralhado.

Também a guarita do Baluarte da Gamboa “apresenta-se instável devido a fissuras de deslocamento na ligação à muralha”, causando problemas de segurança aos transeuntes que circulem quer no exterior, quer no interior da muralha.

O relatório aponta a necessidade “urgente” de uma intervenção com vista a recolocar os blocos em falta e preencher as juntas para não agravar mais a situação.

Nesse sentido, o autarca afirmou que pediu há três semanas uma reunião com o secretário de Estado da Cultura, convidando-o a visitar o património histórico e militar do concelho, mas não obteve ainda resposta.

António José Correia adiantou à agência Lusa que dois técnicos da Direção-Geral do Património deslocaram-se ao local para ver o estado da muralha, mas, apesar de terem elaborado um relatório, não existem verbas para programar o início das obras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Suspeito de homicídio terá sido ajudado

Luís Lopes, o homem acusado pelo Ministério Público (MP) de homicídio qualificado e profanação de cadáver do seu companheiro, em abril do ano passado, em Adão Lobo, no concelho do Cadaval, não será o único arguido a sentar-se no banco dos réus, no início do julgamento, a 18 de março, às 14h00, no Tribunal de Loures, sede da Comarca de Lisboa Norte.

crime

Ciclista da Ribafria venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters

Um ciclista do CRP Ribafria | Grupo Parapedra – Dinazoo – Riomagic venceu a primeira etapa da Taça de Portugal de Masters em Taveiro – Coimbra, no dia 25 de fevereiro. É uma corrida em que os atletas competem pela liderança entre escalões, sendo esta prova composta por cinco etapas.

ciclista