Q

Previsão do tempo

16° C
  • Monday 28° C
  • Tuesday 32° C
  • Wednesday 27° C
16° C
  • Monday 30° C
  • Tuesday 34° C
  • Wednesday 29° C
16° C
  • Monday 34° C
  • Tuesday 38° C
  • Wednesday 33° C
Crónicas do Inferno

Por: Sá Tenaz

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Qual Corrupção O conceito de corrupção é, em Portugal, curioso. Para o legislador, por exemplo, há uma grande diferença entre quem corrompe e quem se deixa corromper. Como se um pudesse existir sem o outro...

Objetivo primeiro dessa distinção: tornar impossível, principalmente se a tal se acrescentar a óbvia dificuldade de se conseguirem provas, qualquer condenação jurídico-penal.

Depois, por exemplo, a “cunha”, a velha, tradicional, arreigada “cunha”, não é considerada corrupção.

É um gesto amigo. Uma pancadinha nas costas. Uma troca (hoje por ti, amanhã por mim).

Esta impossibilidade de punição, e mesmo de crítica, permite algumas interpretações que chegam a ser hilariantes.

Numa entrevista recente, um ex-árbitro de futebol, por muitos coroado como exemplo, garantia, a pés juntos e sem fazer figas, que nunca o tinham conseguido corromper.

Não que não tivessem tentado. E por muitas vezes. E gente importante. Mas nunca aceitara qualquer prenda.

E dava um exemplo: “Não aceitei uma oferta do Siza Vieira, ex-presidente do Beira-Mar, que era um serviço de jantar que, por sinal, ainda está em minha casa nas mesmas condições em que chegou: encaixotado.” (Revista Focus)

Juro. Eu seja ceguinho se não foi isto que ele disse e ficou escrito.

Por isso é que, quando ouço alguém dizer que em Portugal não há corruptos, pergunto a mim próprio: “Quanto é que este gajo terá recebido para dizer uma coisa destas?”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Distribuição de kits de primeiros socorros reforça segurança

O município de Óbidos concretizou a aquisição de 50 kits de primeiros socorros como parte de uma estratégia para melhorar a segurança de utentes e profissionais em espaços municipais. Os equipamentos serão distribuídos por escolas, jardins de infância, atividades de tempos livres (ATL) e outros serviços, visando aumentar a capacidade de resposta a emergências.

kits

“Semana Sénior” com passeios

O Serviço de Ação Social do Município do Cadaval voltou a promover a “Semana Sénior”, que decorreu de 1 a 5 de julho e contou com mais de 250 participantes. Castelo de Vide, Coruche, Lisboa, Nisa e Porto de Mós foram as localidades visitadas nesta edição.

semana

Viola amarantina chega ao CCC

O músico e compositor natural de Vila Real, Rui Fernandes, continua a sua digressão pelo país a apresentar a sua mestria na viola amarantina, instrumento tradicional de cinco ordens de cordas duplas, originário da região de Amarante. No dia 26 de julho, às 21h30, atua em quarteto, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

viola