Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
20° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
EDITORIAL

Eleições democráticas ou ditaduras?

Clara Bernardino

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Quando pensamos em eleições, vem-nos logo a ideia de democracia. Mas quando pensamos em ditaduras, para além da nossa, que durou 40 anos, pensamos logo nos países da América do Sul. Há quem lhe chame terceiro mundo, devido às consequências que as longas ditaduras têm no desenvolvimento e no progresso dos países.

Pensamos em Fidel Castro, e, mais recentemente em Hugo Chavez, devido às eleições na Venezuela. Como pode um povo oprimido ter a oportunidade de votar e continuar a dar um voto de confiança ao seu opressor? Deve ser uma espécie de “Síndrome de Estocolmo”, que é como chamam os entendidos no assunto à simpatia que uma pessoa sequestrada desenvolve pelo seu sequestrador. Uma espécie de laço invisível e para quem não sofre dele, quase incompreensível.

A questão é que os mundos não se contam por ordem: não há primeiro mundo, segundo mundo. Só há a designação “terceiro mundo”, como uma espécie de estigma com muitos ditadores à mistura e povos ignorantes que se deixam enganar e comprar por falsas promessas.

Não sei se foi do degelo, do problema da camada do ozono ou se foi mesmo por causa do movimento de rotação da terra que os tais hábitos do terceiro mundo, que ninguém parece entender, estão a chegar à Europa, o velho Continente e, mais propriamente a Portugal, um país com muitos séculos de História e tradição.

Um pouco por toda a parte, agitam-se os partidos, ralham as secções locais, as distritais e até as nacionais. Ninguém quer perder um votinho que seja. Por isso, os políticos vão, nesta altura, às compras! Quanto vale o silêncio dos adversários? Não tem trabalho, para ele, para a mulher, para a filha, para a tia, a prima, o cão, o gato, o periquito? Como se pode calar a fome da ganância? É fácil: tudo se compra e tudo se vende. Afinal, parece que a chave do sucesso, por ironia, está em dar dinheiro a quem mais ralha, quase sempre só para ter um “tacho”. Sim, porque isso também deve ser um outro síndrome para o qual ainda não inventaram nome.

É por isso, que todos têm os presidentes que merecem…

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce