Q

Previsão do tempo

13° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 14° C

A suspensão das reformas antecipadas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Conselho de Ministros aprovou e o Presidente da República deu luz verde à suspensão imediata de pedidos de reformas antecipadas, tudo feito no maior segredo dos deuses, o que apanhou de surpresa milhares de portugueses.

Hoje, a população treme sempre que o governo anuncia novas medidas, tal é a celeridade do executivo na aplicação de duras penalizações aos cidadãos. Apesar de todas essas penalizações, a recessão avança a passos largos e Portugal corre o risco de pedir nova ajuda externa através de um segundo resgate financeiro. Um estudo, recente, da Comissão Europeia concliu que as medidas de austeridade aplicadas pelo governo português são distribuidas de forma desigual entre ricos e pobres e aumentaram o risco de pobreza, sobretudo entre os mais idosos e os jovens adiantando, também, que Portugal “é o único país com uma distribuição claramente regressiva” o mesmo é dizer que a austeridade é mais penalizante nas classes desfavorecidas e adianta que “a percentagem dos cortes é maior nos dois escalões mais pobres do que nos restantes”. Ainda segundo a Comissão Europeia o desemprego vai continuar a acentuar-se, facto já comprovado no aumento de 20% dos portugueses sem trabalho no mês de março, comparativamente a igual período de 2011. Perante este cenário, a instabilidade tomou conta da vida das pessoas e o desânimo cresce à medida que as restrições aumentam. Oxalá as sucessivas medidas de austeridade resultem para que os doentes não morram da cura.

Jaime Costa

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

A diferença injustificável

Segundo o “Barómetro do Diferencial Remuneratório entre Homens e Mulheres” (DRHM), em Portugal, a diferença tem-se agravando em desfavor das mulheres, nas faixas etárias mais elevadas e no nível de escolaridade superior. Este estudo foi elaborado pelo “Observatório Género, Trabalho e Poder”, recém-criado pelo ISEG — Lisbon School of Economics & Management da Universidade de Lisboa —, dirigido pela investigadora Sara Falcão Casaca.

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.

passe

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo