Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C

“Os nossos heróis”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Exposição de bolos criativos no Festival de Chocolate São 31 os bolos expostos na Galeria do Pelourinho, em Óbidos, numa iniciativa da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), que decorre de 17 de Março até 3 de Abril. São verdadeiras obras de arte comestíveis, elaboradas por associados de vários pontos do país e norte de […]
Os nossos heróis

Exposição de bolos criativos no Festival de Chocolate São 31 os bolos expostos na Galeria do Pelourinho, em Óbidos, numa iniciativa da Associação Nacional de Cake Designers (ANCD), que decorre de 17 de Março até 3 de Abril. São verdadeiras obras de arte comestíveis, elaboradas por associados de vários pontos do país e norte de Espanha, que colaboraram uma vez mais no Festival de Chocolate de Óbidos. Os bolos expostos mostram um alto nível de qualidade de execução, o que leva esta exposição a ser já considerada por muitos como a melhor mostra de cake design feita até hoje em Portugal. Todos os visitantes da exposição de cake design podem deixar o seu voto, que vai ajudar a decisão do júri na escolha do vencedor. A entrega de prémios está marcada para o dia 3 de Abril, último dia do festival. A Abelha Maia, o Topo Gigio, o Batman, o Monstro das Bolachas, os Estrunfes, os Marretas, são algumas das recordações de infância retratadas em bolos e que desperta nos visitantes grandes elogios, como o JORNAL DAS CALDAS ouviu durante a meia-hora que esteve na Galeria do Pelourinho. É notória a grande evolução que o cake design português alcançou, e para isso muito contribuiu o trabalho desenvolvido pela ANCD, que tem sede no Convento de S. Miguel, nas Gaeiras, com a constante realização de formações com especialistas internacionais, que trazem técnicas inovadoras e com isso têm projectado o cake design em Portugal. Durante o festival alguns associados têm tido a oportunidade de realizarem demonstrações de cake design na tenda principal, promovendo dessa forma esta nova arte em Portugal de decoração criativa de bolos, que entusiasma miúdos e graúdos. Paralelamente à exposição, a ANCD convidou o cake designer internacional Olavo Gonçalves, que veio de Miami, para partilhar com os seus associados todos os seus conhecimentos de novas técnicas de decoração de bolos. Todos os cursos tiveram logo lotação esgotada, o que prova mais uma vez o grande interesse dos cake designers portugueses nesta arte. Para Teresa Henriques, presidente da ANCD, este momento “é muito especial, o trabalho da associação é inteiramente reconhecido, o esforço e dedicação valeu a pena, o sucesso dos nossos eventos motiva-me cada vez mais, sinto-me muito feliz”. Leandra Barela, brasileira que está radicada em Espanha, comentou que tem aprendido bastante com a ANCD. “Desloco-me todos os meses a Portugal, faço um esforço para vir aos eventos, para aprender muito, porque em Espanha não há nada com o nível que há em Portugal, e a ANCD está a ajudar a formar profissionais”, revelou, adiantando que “em Espanha ficam todos encantados com os bolos que fazemos”. A associação já prepara novos eventos que se irão realizar nos próximos meses, com a vinda de mais cake designers internacionais, um do Brasil e outro da Argentina. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Artesanato invadiu Praça da Fruta

“O nosso objetivo foi atingido: reunião entre artesãos de várias áreas, convívio e partilha de conhecimentos e ‘saber fazer’, com todos os que nos visitaram”, resumiu Teresa Teodoro, presidente da Associação de Artesãos de Caldas da Rainha, em relação ao evento “Artesanato na Praça”, que decorreu no passado sábado.

artesanatonapraca2

Maria Inácia Rezola apresentou exposição sobre 25 de Abril patente no CCC

A comissária da Comissão Comemorativa 50 anos 25 de Abril, Maria Inácia Rezola, esteve no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a 16 de abril, para inauguração de uma exposição sobre a revolução e aproveitou a ocasião para uma espécie de aula inaugural para duas turmas das escolas Rafael Bordalo Pinheiro e Raul Proença, no âmbito do Serviço Educativo do CCC.

exposicao25deabrilccc1

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne