A recente descoberta de uma importante jazida com pegadas de pterosaurus, levada a cabo por investigadores do Museu da Lourinhã, motiva uma inédita exposição temporária que está patente ao público desde 6 de Agosto. A importância deste achado, mediante a sua caracterização preliminar, justifica a respectiva divulgação pública, antes mesmo de se passar à fase de elaboração científica mais profunda. Contendo mais de 100 pegadas de pterossauro, trata-se da maior jazida conhecida, a nível mundial, datada do Jurássico. Acresce que a dimensão de algumas pegadas indicia a existência de animais de porte invulgarmente grande para a época. Frequentemente confundidos com os dinossauros, os répteis voadores apenas com eles partilharam o tempo da sua existência – a era Mesozóica. De facto os pterossauros não estão na origem das aves, nem são aparentados com outras espécies voadoras. A par das placas de pegadas agora patentes, a exposição temporária contará com réplicas de Rhamphorhynchus, bem como ossos e dentes fossilizados deste réptil voador. Para além destas peças, pertencentes ao acervo do Museu da Lourinhã, o visitante pode também observar outros fósseis, da mesma temática, provenientes de Angola, temporariamente disponíveis enquanto aqui estão a ser estudados no âmbito de um projecto científico internacional.
Répteis Voadores no Museu da Lourinhã
Últimas
Artigos Relacionados
Clínica Terrace celebra 1º aniversário com tratamentos inovadores
A Clínica Terrace by Dra. Mara Marques celebrou no passado dia 20 de dezembro, o seu primeiro aniversário.
Mara Marques, responsável pela clínica e especialista em Medicina Geral e Familiar, com vasta experiência nas áreas de obesidade e diabetes, descreveu o primeiro ano como “muito gratificante e marcado por um crescimento contínuo”. “Desde a inauguração, temos trabalhado para oferecer um conceito diferenciado de saúde e bem-estar nas Caldas da Rainha, priorizando a empatia e um atendimento personalizado”.
Governo aprova aumento no investimento para a empreitada de dragagens da Lagoa de Óbidos
O Governo aprovou, no Conselho de Ministros, reunido no passado dia 18 de dezembro na residência oficial do primeiro-Ministro, uma resolução que autoriza um aumento no investimento para a empreitada de dragagens na zona superior da Lagoa de Óbidos e o tratamento dos materiais dragados.
Termas assinam protocolo com unidades hoteleiras para criar oferta diferenciadora
O Hotel Sana Silver Coast, o Água d'Alma Hotel e o 19 Tile foram as primeiras unidades hoteleiras do concelho que assinaram, no dia 16, um protocolo de colaboração com as Termas das Caldas da Rainha, que permitirá aos hóspedes usufruir tratamentos termais em condições exclusivas.
0 Comentários