Q

Previsão do tempo

9° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
8° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
7° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 13° C
  • Friday 12° C

Répteis Voadores no Museu da Lourinhã

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A recente descoberta de uma importante jazida com pegadas de pterosaurus, levada a cabo por investigadores do Museu da Lourinhã, motiva uma inédita exposição temporária que está patente ao público desde 6 de Agosto. A importância deste achado, mediante a sua caracterização preliminar, justifica a respectiva divulgação pública, antes mesmo de se passar à fase […]

A recente descoberta de uma importante jazida com pegadas de pterosaurus, levada a cabo por investigadores do Museu da Lourinhã, motiva uma inédita exposição temporária que está patente ao público desde 6 de Agosto. A importância deste achado, mediante a sua caracterização preliminar, justifica a respectiva divulgação pública, antes mesmo de se passar à fase de elaboração científica mais profunda. Contendo mais de 100 pegadas de pterossauro, trata-se da maior jazida conhecida, a nível mundial, datada do Jurássico. Acresce que a dimensão de algumas pegadas indicia a existência de animais de porte invulgarmente grande para a época. Frequentemente confundidos com os dinossauros, os répteis voadores apenas com eles partilharam o tempo da sua existência – a era Mesozóica. De facto os pterossauros não estão na origem das aves, nem são aparentados com outras espécies voadoras. A par das placas de pegadas agora patentes, a exposição temporária contará com réplicas de Rhamphorhynchus, bem como ossos e dentes fossilizados deste réptil voador. Para além destas peças, pertencentes ao acervo do Museu da Lourinhã, o visitante pode também observar outros fósseis, da mesma temática, provenientes de Angola, temporariamente disponíveis enquanto aqui estão a ser estudados no âmbito de um projecto científico internacional.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Secretário de Estado do Turismo garante hotel de luxo nos Pavilhões do Parque

Os três edifícios dos Pavilhões do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, devolutos desde 2005, vão finalmente ser “transformados num hotel de luxo”. Esta garantia foi dada pelo secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, durante a sua participação numa conferência sobre Turismo e Património que decorreu no passado dia 3 no Café Central, organizado pelo PSD caldense. Perante as dúvidas da população, que não vê progressos nas obras, o governante assegurou que o projeto vai concretizar-se ainda durante o seu mandato.

Hotel

Uma nova abordagem ao marketing digital

Nas Caldas da Rainha abriu uma empresa dedicada a soluções de marketing. Chama-se OndaFlow e é liderada por Carla Cabaceira e Ana Boa-Ventura, duas empreendedoras que dividem a sua vida entre os Estados Unidos e Portugal.

Ondaflow

Orçamento da Câmara de 47,4 milhões de euros para 2025 desagrada PSD e PS

A Câmara das Caldas da Rainha aprovou o seu orçamento de 47,4 milhões de euros para 2025 com os votos a favor do Vamos Mudar (VM) e do vereador independente Luís Patacho. Os três vereadores do PSD votaram contra e acusam a atual gestão de ter “a despesa municipal fora do controlo”.

orcamento