Q

Previsão do tempo

17° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 24° C
  • Tuesday 21° C
17° C
  • Sunday 26° C
  • Monday 26° C
  • Tuesday 23° C

Maio Barroco em Óbidos

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um concerto ao ar livre no telhado de uma das casas do Bom Sucesso Design Resort e ainda um espectáculo no Convento de São Miguel, Gaeiras, são algumas das novidades do Maio Barroco 2010 em Óbidos. Na edição deste ano, a organização do evento, a Óbidos Patrimonium, E.E.M., pretende inovar e descentralizar os concertos da […]

Um concerto ao ar livre no telhado de uma das casas do Bom Sucesso Design Resort e ainda um espectáculo no Convento de São Miguel, Gaeiras, são algumas das novidades do Maio Barroco 2010 em Óbidos. Na edição deste ano, a organização do evento, a Óbidos Patrimonium, E.E.M., pretende inovar e descentralizar os concertos da Temporada de Música erudita, dedicada ao compositor obidense José Joaquim dos Santos (1747 – 1801). Assim, e para além dos habituais locais da vila de Óbidos, onde decorrem os concertos do Maio Barroco, nomeadamente na Igreja de Santa Maria, Auditório Municipal da Casa da Música e Santuário do S. Jesus da Pedra, em 2010, um dos telhados das moradias do Bom Sucesso Design Resort, servirá de palco para o espectáculo “O Rei David”, interpretado pelo Grupo Coral Alma Nova, com entradas livres. O concerto realiza-se no dia 1 de Maio, às 21h30. Com esta iniciativa, o município de Óbidos pretende chamar a atenção sobre o património musical local junto dos residentes dos empreendimentos turísticos do concelho. No dia 8 de Maio, pelas 21h30, a Igreja de Santa Maria, acolhe, com entradas livres, o concerto “Do Barroco Alemão a Haydn”, com Quantz Consort – Nuno Lamas (Flautas de Bísel); Susana Moody (Violoncelo e Contralto); João Pereira (Flauta Transversal), Ana Leonor Pereira (Soprano); Sérgio Silva (Órgão). No dia 9, pelas 16h00, “Mestres de Maio” é o título dos concertos de professores da Academia de Música de Óbidos, no Auditório Municipal da Casa da Música. Os bilhetes custam 7,50 euros. No dia 15, pelas 21h30, “Música dos Barrocos Meridionais” reúne Raquel Alão (Soprano), Duncan Fox (Violone) e João Paulo Janeiro (Cravo), no Santuário do Senhor Jesus da Pedra. As entradas são 7,50 euros. O cenário do Convento de S. Miguel das Gaeiras recebe no dia 22 de Maio, às 21h30, o espectáculo “Incanto Del Barroco”, pelo Quarteto Insieme Barroco. Ingressos a 7,50 euros. No dia 29, pelas 21h30, tem lugar um concerto com o Grupo Coral “Nascente”, no Santuário do S. Jesus da Pedra. Bilhetes a 7,50 euros. A par da componente musical, a programação deste ano inclui um Atelier Pedagógico “Técnicas de Pintura Barroca” dirigido a adultos e crianças. Esta acção decorrerá na Praça de Santa Maria com orientação da pintora Romarina Passos. Inscrições no Museu Municipal de Óbidos (telefone 262 959 299). O custo da inscrição é de dez euros.   J.J. dos Santos foi mestre da Santa Igreja Patriarcal e ficou conhecido como o único compositor da segunda metade de setecentos que teve a sua obra impressa. Hoje, a sua obra encontra-se dispersa pelo mundo inteiro e tem havido notícias da existência de partituras suas em Paris, Rio de Janeiro e em muitos outros países.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Condutor de motociclo morre em colisão com trator

Um homem de 63 anos morreu após a colisão entre o motociclo que conduzia e um trator na EN8, no cruzamento para o Casal Pardo, na freguesia de Alfeizerão, nesta sexta-feira, pelas 19h35.

estrada 1