Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 17° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 19° C
  • Monday 18° C
18° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 20° C
  • Monday 19° C

INAG analisa arriba da Consolação

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Instituto da Água (INAG) está a analisar o relatório que foi enviado pela Câmara Municipal de Peniche a solicitar uma intervenção de emergência na Praia da Consolação, onde há dias se registou a derrocada de uma parte do forte e das instalações balneares. De acordo com o INAG, “já estava prevista uma intervenção de […]
INAG analisa arriba da Consolação

O Instituto da Água (INAG) está a analisar o relatório que foi enviado pela Câmara Municipal de Peniche a solicitar uma intervenção de emergência na Praia da Consolação, onde há dias se registou a derrocada de uma parte do forte e das instalações balneares. De acordo com o INAG, “já estava prevista uma intervenção de fundo para a estabilização das arribas da praia da Consolação”, indicando que a programação “estipula que o projecto de execução seja lançado em Abril e a empreitada seja iniciada em Fevereiro de 2011”. Contudo, o INAG vai “fazer uma avaliação no sentido de verificar se é necessário e possível antecipar a intervenção para o ano em curso”. “Se houver uma situação de risco iminente poder-se-á fazer uma intervenção de emergência”, sublinhou o INAG. O presidente da Câmara Municipal de Peniche tinha pedido urgência ao Ministério do Ambiente para uma intervenção, fazendo notar que está em causa a salvaguarda do forte, um monumento nacional, mas sobretudo a segurança das pessoas. Segundo o autarca, o Plano de Ordenamento da Orla Costeira, publicado em 2002, “identificava aquela arriba com uma necessidade de intervenção”. Em consequência da derrocada e pela observação feita por técnicos de várias entidades, foi concluído que “está iminente um novo desmoronamento”, sustentou. O local foi sinalizado pela Câmara, que, em conjunto com a Protecção Civil e a Administração da Região Hidrográfica do Tejo, se encontra a acompanhar a situação, originada pela erosão costeira. O forte é classificado como monumento nacional, tendo sido construído em 1641. Actualmente encontrava-se encerrado, sendo a área envolvente utilizada como pesqueiro e para prática balnear.   Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Atletas de kempo com medalhas mundiais

Maria Cardoso, João Colaço, Diogo Tomás, Afonso Morais, atletas do concelho das Caldas da Rainha, conquistaram medalhas no XX Campeonato Mundial de Kempo IKF, que decorreu entre 25 e 27 de abril em Antalya, na Turquia.

kempo

Atletas caldenses com títulos nos campeonatos regionais de ténis

Decorreram entre os dias 25 e 28 de abril os campeonatos regionais individuais dos escalões Sub12 e Sub16 em ténis. Os atletas do Clube de Ténis das Caldas da Rainha / Felner Tennis Academy marcaram forte presença nestas provas e conquistaram diversos títulos.

tenis

A psicologia positiva na mudança da vida de Irene Martinho

Irene Martinho era uma estudante da Escola Secundária Raul Proença que não sabia qual o seu próximo passo académico: “Tudo começou no meu último ano, onde a minha professora me falou de uma oportunidade com a “OK Estudante”, que ajudava alunos a ir estudar para o estrangeiro. Eu na altura estava super confusa, não sabia o que havia de escolher, que curso queria seguir”.

irene