Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

“É andar a trabalhar para perder”

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“O primeiro, segundo e terceiro problema da pesca é o gasóleo, que abafa todos os outros mas ao mesmo tempo potencia-os”, diz Humberto Jorge, responsável por uma associação de armadores de Peniche. “O gasóleo chegou a um preço tão elevado que inviabiliza a actividade das embarcações. Quando nos apercebemos que depois de retiradas as despesas […]
É andar a trabalhar para perder

“O primeiro, segundo e terceiro problema da pesca é o gasóleo, que abafa todos os outros mas ao mesmo tempo potencia-os”, diz Humberto Jorge, responsável por uma associação de armadores de Peniche. “O gasóleo chegou a um preço tão elevado que inviabiliza a actividade das embarcações. Quando nos apercebemos que depois de retiradas as despesas de exploração, impostos e taxas não sobra nem para as empresas nem para os pescadores, começamo-nos a questionarmo-nos sobre o que andamos a fazer. É andar a trabalhar para perder”, desabafa. O armador aponta outras lacunas: “A formação profissional neste momento não existe. As portarias do terceiro quadro comunitário continuam sem sair e não podemos recorrer aos fundos comunitários, ao contrário do que o senhor Ministro diz. O que nos está a revoltar é o Estado não abdicar de tributar o sector”. Para Humberto Jorge, a solução começa por “acabar com a indiferença e o Governo reconhecer a importância da actividade como estratégica para o nosso litoral, agindo em conformidade, ao aliviar-nos da carga fiscal e de burocracias, o que irá permitir ao sector respirar melhor”. “As taxas das capitanias, da Docapesca, do Instituto Marítimo-Portuário, da Segurança Social e o IRS dos pescadores têm de ser revistas”, reclama. Para o armador, o futuro não é risonho. “Ninguém se vai endividar a fazer investimentos na pesca com estas incertezas todas que recaem sobre o sector”, assegura. Francisco Gomes

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira