A Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, coordenou o resgate da mulher, que terá fraturado o quadril após uma queda a bordo de um navio cruzeiro que navegava a 33 milhas náuticas (cerca de 61 quilómetros) a noroeste de Peniche.
O comandante do navio alertou o Centro de Observação de Doentes Urgentes – Mar, que avaliou a condição da vítima e determinou o resgate da mesma. Para o local foi ativado um helicóptero EH-101 Merlin da Força Aérea Portuguesa, operado para missões cruciais de busca e salvamento.
A missão teve como objetivo a retirada, transporte e prestação de auxílio à passageira, que necessitava de assistência médica hospitalar urgente.
A idosa foi colocada na maca de resgate e içada até à aeronave, que a transportou para o aeroporto de Lisboa, sendo dali levada para uma unidade hospitalar numa ambulância do INEM.
Este é já o quarto resgate efetuado em 2026 pelo helicóptero da Força Aérea.
No primeiro dia do ano foi socorrida uma jovem de 23 anos a necessitar de cuidados de saúde urgentes, que se encontrava a bordo do navio cruzeiro.
No dia 5 de janeiro foi prestado auxílio a um passageiro de um navio, e o mesmo voltou a acontecer no dia 7, desta vez ao largo da Ilha Terceira, nos Açores, tendo o doente sido transportado para a Ilha de São Miguel e encaminhado para uma unidade de saúde.









