Com a presença já garantida na fase de apuramento de campeão, o Belenenses apresentou-se confiante e seguro, assumindo desde cedo o controlo do jogo, e revelou qualidade na construção ofensiva. A primeira ocasião surgiu aos 6 minutos, quando David Rebelo rematou, de primeira, por cima da baliza defendida por Wilson Soares.
O clube caldense, muito bem organizado defensivamente, respondeu através do contra-ataque, e esteve perto do golo (15’), mas Zé Ricardo, de cabeça, falhou o alvo, após um excelente cruzamento de Diogo Clemente. Pouco depois, Gonçalo Barreiras (22’) voltou a criar perigo com um remate cruzado que obrigou Guilherme a estar atento.
Com o jogo mais aberto e disputado, os golos acabaram por surgir. Wilson colocou o Belenenses em vantagem (34’), finalizando de pé esquerdo após assistência de H. Leitão. A resposta foi imediata e surgiu aos 40’ numa jogada bem trabalhada pelo flanco esquerdo: João Rodrigues cruzou e Gonçalo Barreiras apareceu na área a fazer o 1-1, resultado com que se chegou ao intervalo, num encontro muito bem disputado.
Wilson voltou a assumir o papel de protagonista no arranque da segunda parte, ao apontar o segundo golo do encontro (52’), desta feita após uma excelente jogada de Evandro pelo flanco esquerdo, culminada com um cruzamento preciso. Recolocado em vantagem, o Belenenses optou por gerir o ritmo do jogo, concedendo maior iniciativa ao Caldas, mas manteve sempre o controlo defensivo e evitou situações de perigo, apesar do claro reforço ofensivo promovido por José Vala.
A formação visitante ainda tentou surpreender, com Pipo a arriscar um remate fora da área, em posição central (71’), com a bola a passar muito perto do poste da baliza defendida por Guilherme. No entanto, a melhor oportunidade do Caldas surgiu já perto do final ( 84’), quando Matheus Palmério, de costas para a baliza, conseguiu rodar e obrigou Guilherme a uma defesa de grande nível, desviando para canto. O Belenenses soube segurar a vantagem com inteligência perante um adversário que lutou até ao fim.
Wilson, do Belenenses, foi o Homem do Jogo. Foi mais uma exibição convincente do avançado, coroada com dois golos decisivos que estiveram na base de nova vitória e permitiram reforçar a liderança no campeonato.
Campo da Mata
Árbitro: Daniel Martins; Assistentes: João Tangarrinha e Gonçalo Santos; 4º Árbitro: José Salema
Caldas: Wilson Soares, Eduardo Monteiro, Rui Carreira, Zé Ricardo, Diogo Clemente (capitão), Matheus Palmério, Pipo, Nuno Januário, Luís Farinha, João Rodrigues e Gonçalo Barreiras
Suplentes: Duarte Almeida, Yordy Marcelo, Ricardo Alexandre, Gonçalo Chaves, Duarte Maneta, Tiago Catarino, Mateus Magalhães, Zé Gata e Ewandro Santos
Treinador: José Vala
Cartão amarelo: Nuno Januário (66’) e Pipo (90´+3’)
Golo: Gonçalo Barreiras (40’)
Substituições: Luís Farinha (Gonçalo Chaves, 65’), Nuno Januário (Ricardo Alexandre, 73’), Gonçalo Barreiras (Zé Gata, 73’) e Rui Carreira (Mateus Magalhães, 87’)
Belenenses: Guilherme Oliveira, João Machado, Afonso Pinto, Nuno Tomás (capitão), Diogo Leitão, Jorge Teixeira, Diogo Paulo, David Rebelo, Tiago Morgado, Evandro Barros e Wilson Eduardo
Suplentes: João M., M. Bandarra, Cesinha, Cuca, Afonso, Eduardo Souza, Diogo Cabral, Ricardo Isabelinha e Bruninho
Treinador: Tiago Zorro
Cartão amarelo: Evandro Barros (52’) e Wilson Eduardo (61’)
Cartão vermelho: Um membro da equipa técnica (32′)
Golos: Wilson Eduardo (34’ e 52’)
Substituições: Wilson Eduardo (Eduardo Souza, 67’), Diogo Leitão (Bruninho, 74’), David Rebelo (Diogo Cabral 67’), Nuno Tomás (Cesinha, 89’) e Nuno Tomás (Afonso, 89’)
Falta de efetivo policial reagendou jogo
O jogo entre o Caldas e os Belenenses era para ser disputado no dia 10 de janeiro, mas teve de ser reagendado para o dia seguinte.
Esta alteração resultou de um pedido da Direção Nacional da PSP, devido à falta de efetivos para garantir a segurança do encontro na data inicialmente prevista, devido à realização da Final-Four da Taça da Liga, em Leiria.
O Caldas frisou que “é uma situação totalmente alheia” ao clube e à Federação Portuguesa de Futebol.
Entretanto, para o próximo encontro, no Campo Estrela (Évora), frente ao Lusitano, haverá autocarro para os adeptos caldenses. As inscrições podem ser feitas na sede do clube, das 09h00 às 18h00, até esta quinta-feira.
O jogo realiza-se no dia 17 de janeiro às 15h00. A saída será às 11h00. O custo é dez euros, com direito a bilhete.










