O anterior recorde datava de 1992 e pertencia a Lucrécia Jardim, com a marca de 7,38.
Beatriz Castelhano, de 20 anos, esteve até outubro do ano passado na Associação Cultural Desportiva e Recreativa Arneirense, das Caldas da Rainha, transferindo-se para a equipa principal de atletismo do Sporting Clube de Portugal.
Antes, no dia 28 de junho, fez parte do quarteto que alcançou o recorde nacional da estafeta feminina dos 4×100 metros, no Campeonato da Europa das Nações, 1ª divisão, em Madrid.
O quarteto composto por Lorène Bazolo, Beatriz Castelhano, Beatriz Andrade e Arialis Gandulla fez história ao cortar a meta em 43,44 segundos, novo recorde de Portugal. O recorde anterior era de 43,85 segundos, estabelecido em 2024 nos Europeus de Roma por Lorène Bazolo, Rosalina Santos, Lurdes Oliveira e Íris Silva.
Antiga aluna-atleta da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, Beatriz Castelhano recebeu a distinção do Município das Caldas da Rainha como atleta do ano na categoria feminina, na IV Gala do Desporto, Exercício e Atividade Física.








