O concurso europeu contou com 28 candidaturas de 13 países. Na final, na categoria “Cidades Médias”, a competir contra Caldas da Rainha estão Braga (Portugal) e Fuenlabrada (Espanha). A categoria “Cidades Médias” inclui as cidades cujo número de habitantes varia entre os 50 mil e os 250 mil.
O vencedor da competição será anunciado na cerimónia de entrega de prémios, que terá lugar no dia 28 de janeiro, em Bruxelas, onde os representantes de cada cidade finalista irão fazer uma apresentação perante um júri europeu.
Para decidir quem será a “Capital Europeia do Pequeno Retalho 2026”, os jurados irão avaliar os resultados alcançados pela cidade no que diz respeito ao apoio ao pequeno comércio, analisando a robustez e a viabilidade do programa de atividades proposto para 2026.
A iniciativa “Capitais Europeias do Pequeno Retalho” faz parte de um conjunto de ações promovidas pela União Europeia, destinadas a apoiar os pequenos retalhistas e as cidades.
Com estes prémios, pretende-se celebrar e enaltecer as histórias de sucesso das cidades que promovem abordagens eficazes e inovadoras para a revitalização do comércio de pequena dimensão, nomeadamente, auxiliando nas transições digitais e ecológicas do setor, bem como apoiando o empreendedorismo e o envolvimento da comunidade.









