Segundo o empresário, a ideia passa por manter viva a tradição da mercearia, mas sempre com a inovação e aposta na qualidade. “Temos normalmente esta colaboração com os nossos parceiros. A Quinta Várzea da Pedra trouxe-nos o seu vinho novo, um produto que ainda não está a ser comercializado, mas que já está em fase final de preparação e também mais duas ou três colheitas branco e tinto e o reserva tinto, que vendemos na nossa loja e que estão hoje a ser dados a provar”, explicou. Além dos vinhos, quem passou pela mercearia pôde experimentar vários produtos regionais.
O empresário sublinhou que a Mercearia Pena tem procurado adaptar-se aos tempos mantendo o respeito pela sua história. “Fizemos algumas alterações na imagem e nas montras, mas também uma alteração significativa na tipologia de produtos”, afirmou.
Sem abandonar os clássicos da casa – como o queijo da serra, o bacalhau, o “Café d’Avó” e outros cafés tradicionais, a Mercearia Pena reforçou a aposta em produtos diferenciados. “Acrescentámos uma gama de produtos premiados em concursos nacionais, essencialmente produtos tradicionais portugueses. Procuramos os melhores produtos reconhecidos por júris e concursos e juntá-los à nossa panóplia”, destacou.
A estratégia passa por valorizar pequenos produtores nacionais. “Tentamos escolher os mais pequenos, aqueles que trabalham com mais paixão mais saber e mais experiência, fugindo dos produtos de grande consumo que se encontram nos hipermercados. Queremos ter coisas realmente diferentes”, reforçou o responsável.
Os produtos da região continuam a ter lugar de destaque. “Temos alguns produtos já com a nossa marca, como o café da avó, os cafés puros em grão ou moídos, e os doces feitos com fruta da nossa região como o doce de tomate, de pera roxa, de morango, de abóbora simples ou com noz”, referiu Rui da Bernarda.
A mercearia comercializa ainda ginja e uma seleção de vinhos que representam a região, além de uma gama de Vinhos do Porto escolhidos diretamente a um produtor.
“Temos mais algumas coisas em carteira que, a seu tempo, iremos apresentar. Acho que vamos ter novidades para breve”, garantiu o empresário.
A celebração dos 116 anos reforçou o espírito tradicional e comunitário que carateriza a Mercearia Pena, que continua a renovar-se sem perder a identidade que a tornou um símbolo das Caldas da Rainha ao longo de mais de um século.









