O evento, presidido pela enfermeira diretora da ULSO, Lurdes Ponciano, contou com a participação de uma vasta equipa científica e organizadora, onde se reforçou o compromisso da instituição com a melhoria contínua dos cuidados prestados à população.
Vários profissionais da ULSO foram convidados a apresentar os Projetos de Melhoria Contínua da Qualidade que estão a ser desenvolvidos no âmbito da sua atividade.
A manhã iniciou-se com o painel “Boas Práticas de Enfermagem na ULSO: Cuidar com Intencionalidade”. Foram partilhadas diversas experiências assistenciais, desde a abordagem domiciliária nos cuidados de saúde primários, à visitação à puérpera e recém-nascido, passando pela consulta de enfermagem em cirurgia de ambulatório e por novas realidades como o apoio domiciliário hospitalar e a teleconsulta de enfermagem para crianças e jovens com diabetes.
A mesa de abertura contou com as intervenções de Elsa Baião, presidente do conselho de administração da ULSO, de Lurdes Ponciano, de Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, e de Andreia Silva, diretora do Serviço de Gestão de Qualidade. A pausa da manhã foi animada pelo Grupo Coral e Musical da Casa de Pessoal do Hospital de Caldas da Rainha.
O seminário prosseguiu com o tema “Monitorizar para Melhor Cuidar”. Neste painel, Andreia Silva apresentou a importância dos indicadores de qualidade e segurança do utente, reforçando o papel da monitorização contínua. Seguiu-se a intervenção do Grupo de Enfermeiros dos Sistemas de Informação, que destacou a importância da qualidade dos registos de enfermagem na produção de informação fiável, tanto em cuidados de saúde primários como hospitalares.
Foi também dada relevância à saúde e bem-estar dos profissionais de enfermagem no seu dia a dia com preleções relacionadas com a utilização do pilates como ferramenta de autocuidado, a saúde mental positiva, com referência a estratégias de empoderamento pessoal, culminando num momento de pausa alegre com partilha de estratégias para utilização da ioga do riso como forma de renovação de energia.
Seguiu-se o painel “Cuidar com Ciência: A Sinergia Entre a Prática e a Investigação”, moderado por Maria dos Anjos Dixe, da Escola Superior de Saúde de Leiria, tendo sido apresentados projetos de investigação colaborativa e um estudo sobre o papel do enfermeiro obstetra na avaliação do stress em casais grávidos, evidenciando a crescente aproximação entre investigação e prática clínica.
O último painel, “Por Detrás da Farda: Promover o Bem-Estar dos Profissionais”, abordou temas como Saúde Mental Positiva e estratégias de empoderamento pessoal, bem como a sessão “Uma Pausa, Mais Energia”, dinamizada por Fátima Neves, centrada na importância de momentos de descanso estruturado no contexto laboral.
Foi ainda realizado um momento de homenagem a Lurdes Ponciano pelo papel preponderante na dinamização desde evento, já iniciado em 2023 na sua primeira edição.
No evento estiveram presentes cerca de 170 profissionais da ULSO, abrangendo a área dos Cuidados Hospitalares e dos Cuidados de Saúde Primários.









