Sob a orientação de três docentes da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, de Peniche, Igor Araújo desenvolveu o projeto de TurMat, que visou a identificação de aspetos matemáticos no património arquitetónico e cultural destas localidades.
Segundo Sónia Pais coordenadora do projeto, paralelamente a essa identificação e caraterização, foi desenvolvido o Trilho Matemático do Oeste.
A iniciativa engloba três percursos pedestres individuais, cada um num dos municípios que integram o estudo.
Ao longo das rotas, os turistas passarão por zonas emblemáticas de cada cidade, conhecendo o seu património e pontos de interesse, enquanto reconhecem e identificam a matemática que está aí representada.
Os percursos foram desenvolvidos através da aplicação Wikiloc em português e em inglês, permitindo que os turistas realizem o trilho de forma autónoma.
A par da versão digital, foram construídos folhetos informativos, também nos dois idiomas, que em parceria com os municípios foram disponibilizados nos Postos de Turismo, tanto para os turistas quanto para a população local.
O estudo produzido é original, sendo o primeiro a focar-se no reconhecimento da matemática presente no património arquitetónico e cultural de três municípios da região Oeste.










