É uma obra coletiva que celebra os princípios consagrados na Convenção adotada a 20 de novembro de 1959 pela Assembleia Geral da ONU, e à qual Portugal aderiu a 21 de setembro de 1990, comprometendo-se a cumprir e a fazer cumprir os direitos das crianças.
Segundo o NHACJR, o mural pretende dar visibilidade aos direitos fundamentais, sensibilizando profissionais de saúde, famílias, crianças e toda a comunidade para a importância do respeito, da proteção e da promoção do bem-estar de todos os menores. “Inspirada no direito ao amor e à segurança, esta atividade simboliza o nosso compromisso diário com as crianças e jovens que acompanhamos”, refere a equipa.
A concretização do mural contou com a colaboração da Academia Desenhos do Bruno, responsável pela conceção artística, orientação dos trabalhos e participação de alunos da academia. A iniciativa foi aberta a utentes das consultas externas de pediatria e psicologia pediátrica que quiseram contribuir para a pintura.
A Liga dos Amigos do Centro Hospitalar do Oeste (CHCR) apoiou igualmente o projeto, assegurando os materiais necessários e reforçando a parceria com o NHACJR na dinamização de ações que promovem o bem-estar infantil. A loja Ribeiro&Marques, Lda ofereceu algumas das tintas.
Com esta ação, o NHACJR pretende sensibilizar toda a comunidade para a proteção e promoção dos direitos das crianças, como também tornar o espaço hospitalar mais acolhedor e colorido.









