A tradicional árvore gigante, com cerca de 28 metros, será instalada nos próximos dias e promete surpreender com uma decoração renovada.
Este ano, o “Caldas Natal Encantado” inspira-se no universo dos bonecos, biscoitos e casinhas de gengibre, trazendo cor, fantasia e espírito festivo às ruas da cidade. Um dos pontos altos é a Casa de Gengibre, na Praça 5 de Outubro, aberta diariamente das 09h30 às 22h30 e onde o aroma a bolachas de gengibre promete encantar visitantes de todas as idades.
Os Tune Up Voices, grupo constituído por cantores profissionais, irão interpretar temas intemporais, dando o tom a uma programação que se estende por várias semanas. A Parada do Pai Natal está marcada para 1 de dezembro, seguindo-se um calendário repleto de workshops, música ao vivo, animação itinerante, exposições e atividades para famílias. A agenda inclui ainda dança, gospel, rock de natal, mercados biológicos, concursos, espetáculos interativos e iniciativas comunitárias.
No total, meia centena de ruas, cinco largos, seis rotundas e as fachadas de seis edifícios das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria, permanecerão iluminados até 6 de janeiro de 2026.
A programação foi apresentada a 13 de novembro, no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, numa sessão conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Vitor Marques, pelo presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, Pedro Brás, pela responsável pelos eventos da Câmara, Vânia Ferreira, e por Ana Gonçalves, da Ordem do Trevo, que apresentou o projeto “Desembrulhar Sorrisos”, integrado no “Caldas Natal Encantado”.
Vitor Marques sublinhou que “a iluminação de natal constitui um estímulo para levar a população às ruas, para desfrutar da magia das luzes, funcionando igualmente como incentivo às compras no comércio local”. Acrescentou que “o concelho estará engalanado com uma iluminação que, por si só, será motivo de atração de visitantes”.
O autarca destacou ainda que a edição deste ano arranca com um concerto dos Tune Up Voices, um coro de 21 elementos que animará a cidade com músicas gospel e temas natalícios. “O início está marcado para as 18h00, para que seja um evento verdadeiramente familiar, que traga as pessoas às compras e as incentive a ficar nas Caldas para jantar nos restaurantes”, afirmou. Acrescentou ainda que, “quando as luzes eram acesas à meia-noite, surgiam críticas de famílias com crianças pequenas, por ser demasiado tarde. O objetivo é que este seja um momento para todos, incluindo os mais novos e as suas famílias”.
Paralelamente à iluminação haverá um programa cultural abrangente, dirigido a todos os públicos, com especial destaque para o Mercadinho de Natal e para os vários espaços temáticos: a Casa do Pai Natal (na Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I), o Mercado de Natal de Artesanato (na Capela de S. Sebastião), o Mercado de Natal (no Céu de Vidro) e um presépio instalado no coreto do parque.
O orçamento da iluminação e animação de Natal ascendeu este ano a 278.149 euros (animação 148.200 e iluminação 129.949), a que se juntará um investimento de 73 mil euros na Passagem do Ano, divulgou o autarca.
A iluminação ficou a cargo da ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste.
O presidente realçou também o Caldas Food Festival, nos dias 5, 6 e 7 de dezembro, que traz centenas de pessoas à Avenida 1º de Maio. Tem o orçamento de cerca de 10 mil euros.
O presidente da União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório destacou que, no Parque, haverá a Casa do Pai Natal com o Duende Plim a contar histórias quatro vezes por dia (11h00, 14h30, 16h00 e 18h00), uma tradição já bem enraizada. “A novidade deste ano é que passará a funcionar na Casa dos Barcos, em vez do Céu de Vidro. Neste último espaço, ficará instalada a Fábrica do Pai Natal, acompanhada por um Mercado de Artesanato, onde alguns artesãos irão trabalhar ao vivo”, revelou Pedro Brás.
Desembrulhar Sorrisos
Ana Gonçalves, da Ordem do Trevo apresentou mais uma edição do Desembrulhar Sorrisos 2025, uma campanha de recolha de brinquedos novos destinada a oferecer um natal mais feliz a cerca de 80 crianças do concelho. Cada criança receberá dois brinquedos novos e um livro.
A responsável recordou que “o Desembrulhar Sorrisos é uma marca registada com vários anos, uma iniciativa muito acarinhada pelo fundador da Ordem do Trevo, José Viegas, que já não está fisicamente connosco, mas que faz todo o sentido continuar”.
A campanha desafia a comunidade a contribuir através da preparação de uma caixa de recolha colocada num local visível, acompanhada do cartaz fornecido pela Ordem do Trevo. Os participantes são convidados a decorar a caixa, partilhar uma fotografia nas redes sociais identificando a instituição e informar a Ordem do Trevo quando esta estiver pronta, para ser mapeada digitalmente. Após o fim da recolha, os brinquedos devem ser entregues na sede da associação, na Rua da Jouriça, 8-A, em Caldas da Rainha, em data a combinar.
Desembrulhar Sorrisos termina a 20 de dezembro com um lanche e entrega dos brinquedos às crianças pelas 15h30.
Programa do “Caldas Natal Encantado”
O Caldas Natal Encantado regressa às ruas da cidade com um programa diversificado de atividades, espetáculos e animação para todas as idades, prolongando-se até 6 de janeiro de 2026. Videomapping – Praça 25 de Abril: Projeções às 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30; Casa do Pai Natal – Casa dos Barcos. Duende Plim conta histórias às 11h00, 14h30, 16h00 e 18h00 – Abertura nos dias 29 e 30 de novembro; 1 de dezembro; 6 a 8 de dezembro; 13 a 30 de dezembro. Horário: 10h00–19h00; Mercado de Artesanato – Capela de S. Sebastião: 22 de novembro a 23 de dezembro, promovido pela Associação de Artesãos das Caldas da Rainha; Mercado Fábrica do Pai Natal – Céu de Vidro: 29 de novembro a 30 de dezembro (fechado 24 e 25 de dezembro). Horário: dias úteis 14h30–18h30; fins de semana e feriados 10h00–19h00. Organização conjunta de artesãos locais e associações.
Exposição de Árvores de Natal – De 1 de dezembro a 6 de janeiro, na Praça 5 de Outubro; Comboio de Natal – de 6 a 24 de dezembro, percursos pelas principais ruas da cidade. Horário: 15h00–21h00 (24 de dezembro até às 17h00). Donativo livre a favor dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha; II Presépio das Águas Santas: 7 de dezembro a 4 de janeiro, exposição aos domingos 14h30–16h30; Presépios da Minha Aldeia – Vidais: 8 de dezembro a 6 de janeiro; O Pai Natal Salir-de-Matense: competição de Pais Natal em Salir de Matos, de 8 de dezembro a 6 de janeiro; Parada do Pai Natal – Dia 1 de dezembro, às 10h30, pelas ruas da cidade, com início na Praça 25 de Abril e chegada à Casa dos Barcos, no Parque D. Carlos I.
Caldas Food Festival: 5 a 8 de dezembro, Avenida 1º de Maio; Bazar à Noite: 6 a 8 de dezembro, Garagem do Montepio Rainha D. Leonor; Workshops e oficinas: “A tua Casa de Gengibre”, “São Enfeites ou Bolachas?”, “Pinta-cola a Árvore de Natal”, teatro e dança em vários pontos da cidade; Animação itinerante e concertos: Bandinhas locais, Gospel Collective, Rockin’ Christmas, Sociedade Filarmónica de Alvorninha e outros artistas.
Festas: Expoeste – Caldas da Rainha: 30 de dezembro, Festa M80; 31 de dezembro, David Antunes às 22h30 e Usados com Garantia à meia-noite; Foz do Arelho: 31 de dezembro, concerto de fim de ano no Largo do Cais às 22h30.
Passeio equestre: 3 de janeiro, pelas ruas das Caldas; Concurso de Montras e Janeiras: 6 de janeiro, com Rancho Folclórico e Etnográfico do Reguengo da Parada.
Passatempo: Participação tirando fotos na Casa de Gengibre, assistindo a workshops ou escrevendo cartas ao Pai Natal. Trocar os stickers no Posto de Turismo da Praça da Fruta por brindes do Caldas Natal Encantado.









