O clube, que a 4 de outubro celebrou o seu 114.º aniversário, prestou no Teatro Eduardo Brazão uma homenagem a atletas, treinadores e elementos que marcaram a diferença com a sua dedicação, esforço e espírito de equipa.
A Gala do SCEB revelou igualmente uma surpresa muito especial: a apresentação oficial do novo hino do clube, que reflete a sua identidade, união e a paixão que move em cada treino, cada jogo e cada conquista.
“Bombarralense, a nossa paixão/Um século de história e tradição!/Em cada momento, a força e o crer/Unidos, sempre, a vencer; De 1911, a história a contar/Guerreiros em campo, a lutar/Da infância à juventude, a vida a correr/Bombarralense, sempre a crescer!”, são as duas primeiras quadras do hino.
Na cerimónia foram entregues prémios de assiduidade, revelação e dedicação. Menções honrosas foram atribuídas a Francisca Garcia e Tiago Gimo, atualmente guarda-redes das equipas de futebol do Sporting e Benfica, respetivamente. Eva Luna, que alcançou o 3.º lugar no All Dance Portugal, recebeu o prémio Distinção Atleta (Prestige). O Prémio Atleta do Ano distinguiu Madalena Cardoso. Pelos anos dedicados ao clube António Feliciano (Néné), Jorge Gomes e Paulo Ferreira receberam galardões. O Prémio Treinador do Ano (ginástica) foi para Mónica Coelho e o Prémio Diretor do Ano para Joel Gomes.
Jorge Silva, presidente da direção do SCEB, comentou que “é um orgulho estar à frente deste clube” e distingiu os vencedores dos prémios “por aquilo que representam de inspiração”. A Francisca Garcia e Tiago Gimo disse ser “um orgulho para nós terem vestido as nossas camisolas e terem chegado ao patamar a que já chegaram”. O percurso de Eva Luna foi elogiado pelo dirigente e a Madalena Cardoso, campeã nacional de ginástica, transmitiu que “chegar a um patamar destes não é por acaso, não é porque és bonita, é exatamente pelos anos que tens dedicado à ginástica, pelo rigor que tens naquilo que são os teus treinos”. “Quando temos uma campeã nacional, obviamente que a treinadora faz parte deste percurso”, agradeceu a Mónica Coelho.
A António Feliciano (Néné), Jorge Gomes e Paulo Ferreira, que se dedicaram ao hóquei em patins e futebol no clube, disse que “a homenagem é digna de vocês os três”. Sobre Joel Gomes referiu que “não tem nenhuma modalidade mas é o pilar dos transportes”.
Ricardo Venâncio, presidente da mesa da assembleia, manifestou que “o desporto transforma crianças em adultos, transforma sonhos em caráter e transforma clubes em família”. “O desporto é a mais bonita metáfora da vida. Ensina-nos que ninguém chega longe sozinho. Ensina-nos que as vitórias só têm valor quando nos dedicamos, quando investimos. Ensina-nos que as derrotas não são o fim, mas antes o princípio de algo maior. Seja no campo, na quadra, na pista, no tatame…em todas as nossas modalidades, aprendemos a cair com humildade e a levantar-nos com dignidade. E aprendemos sobretudo que o desporto é um treino para a vida. Porque a vida também nos testa. E este clube é muito mais do que um espaço para praticar modalidades. É uma escola de valores.Aqui formam-se campeões, mas acima de tudo, pessoas que aprendem o que é o respeito, a disciplina, o compromisso, a amizade e o espírito de equipa”, transmitiu.
O dirigente salientou que “celebramos as conquistas, o talento, o esforço, a dedicação, a assiduidade e o espírito de equipa. Mas nem todos os heróis ganham medalhas. Há heróis que treinam à chuva, há heróis que são sempre pontuais, que não falham no treino, que não dizem asneiras, que ajudam os treinadores, que motivam os colegas, que estendem a mão, que dão um exemplo muitas vezes em silêncio. São heróis que tantas vezes não têm habilidade técnica ou tática, mas são parte importante das equipas a que pertencem. E merecem aqui também uma palavra”.
Fátima Coelho, vice-presidente da Câmara Municipal do Bombarral, afirmou que “o Bombarralense é um símbolo de dedicação, de persistência e de união comunitária”.
“Ao longo da sua história, tem sido um espaço onde se formam atletas, mas também cidadãos. Um local onde se aprende a importância da disciplina, do trabalho em equipa e do respeito. O impacto que esta instituição tem na vida de tantas crianças e famílias é incalculável. E é justamente por isso que merece hoje o nosso reconhecimento profundo. A força desta associação mede-se não apenas pelas suas conquistas esportivas, mas pela sua capacidade de mobilizar pessoas, de integrar gerações, de avós aos netos e de promover valores que fortalecem o tecido social do nosso concelho. É graças ao empenho dos seus dirigentes, dos seus treinadores, atletas e voluntários, que este clube permanece como um dos pilares mais importantes do nosso concelho”, vincou, assegurando que a Câmara Municipal “continuará a colaborar de forma ativa e empenhada com esta instituição”.
“Reconhecemos o seu valor, a sua missão e o seu contributo insubstituível que oferece ao nosso concelho. Continuaremos, portanto, a apoiar os seus projetos, a incentivar o desenvolvimento das modalidades e a trabalhar lado a lado para que o Bombarralense possa sempre alcançar novos patamares de excelência”, disse, concluindo com “uma palavra de gratidão e orgulho”.









