O Natal é uma época de tradições e, este ano, uma delas volta a ganhar destaque nas Caldas da Rainha que é a decoração das montras. Com o tema “bonecos, biscoitos e casinhas de gengibre”, as vitrinas do comércio local vão transformar-se em verdadeiros cenários natalícios, trazendo cor, fantasia e espírito festivo às ruas da cidade.
Segundo nota enviada pela ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste, este ano a associação não assumirá a inauguração nem a coordenação das animações natalícias devido ao facto de se encontrar em gestão corrente. “De forma natural e articulada, essa responsabilidade passa agora para o Gabinete de Eventos do Município, entidade em que depositamos total confiança e que conta com uma equipa experiente e com provas dadas em diversos eventos realizados ao longo dos anos”, refere a ACCCRO. Esclarece manter, contudo, o seu papel no projeto de iluminação das ruas, assegurando “o ambiente acolhedor e luminoso que caracteriza esta quadra”.
A ACCCRO reforçou, em comunicado, que não existe qualquer rivalidade, substituição ou disputa de competências no trabalho que desenvolve em articulação com o Município na preparação do “Caldas, Natal Encantado”. A associação sublinha que o objetivo comum passa por garantir um Natal “cheio de vida, luz e magia, como os caldenses merecem”, defendendo a colaboração, a partilha de experiências e a união de esforços entre instituições.
A Associação Comercial destaca que continuará presente e próxima dos empresários locais, mantendo o seu papel de representação e apoio ao tecido comercial da cidade, numa época que considera vital para a economia local. Neste contexto, lança um apelo à comunidade empresarial para que todos os comerciantes se juntem ao espírito do “Caldas, Natal Encantado”, decorando as suas montras e estabelecimentos e contribuindo para criar uma cidade mais acolhedora, luminosa e harmoniosa.
A associação deseja que este seja um Natal marcado pela tolerância, cooperação, alegria e partilha, incentivando comerciantes e população a espalhar sorrisos a quem visita a cidade, abraços a quem a apoia e um “obrigado” a quem permanece ao lado do comércio local durante todo o ano.
Mesmo em gestão corrente, a ACCCRO garante a continuidade das iniciativas habituais, nomeadamente o Concurso de Montras de Natal do Comércio Local, o apoio à campanha “Desembrulhar Sorrisos” da Ordem do Trevo com recolha e entrega de brinquedos e livros para crianças carenciadas. Assegura ainda e a colaboração institucional com a ACPSLO – Associação de Criadores de Puro Sangue Lusitano do Oeste, reconhecendo o contributo desta entidade para a valorização do património cultural e equestre da região.
As ruas da cidade continuarão a contar com animação natalícia, este ano sob coordenação do Gabinete de Eventos do Município, que assegurará uma programação integrada em vários pontos das Caldas da Rainha.
Segundo o presidente da Câmara as iluminações de Natal têm um orçamento de cerca de 130 mil euros, um ligeiro aumento face ao último ano, em que as iluminações custaram ao município caldense cerca de 124 mil euros.
O programa total do Natal de 2024 representou um investimento de 310 mil euros.
A apresentação oficial do programa de animação do “Caldas Natal Encantado 2025” está marcada para 13 de novembro, data em que serão divulgados todos os destaques e novidades desta edição, que promete transformar novamente a cidade num grande recinto de Natal ao ar livre, reforçando o impacto económico e turístico de um dos principais eventos do concelho.










