Daniel Pinto, diretor da EHTO, disse ao JORNAL DAS CALDAS que o estabelecimento de ensino “tem um propósito e compromisso contínuo com a excelência na formação profissional, procurando constantemente aperfeiçoar o seu conhecimento e as suas ofertas educativas, proporcionando as melhores e mais atualizadas oportunidades de desenvolvimento profissional para a sua equipa de professores, formadores, técnicos e alunos”.
“É um esforço que visa garantir uma motivação e atualização permanentes para as equipas relativamente às últimas tendências e técnicas do setor de hotelaria e turismo e, em concreto, nesta área específica do chocolate. Temos o grande desafio de concretizar ao longo de 2026 o investimento na modernização da Escola em Óbidos, precisamente no ano em que vamos celebrar os 20 anos. Queremos muito reforçar a ligação simbólica e umbilical da Escola ao Festival Internacional do Chocolate de Óbidos e, assim, afirmar a nossa Academia Internacional do Chocolate de Óbidos”, manifestou.
De acordo com o chefe Luís Tarenta, os formadores têm de estar “muito gratos porque a Escola oferece várias oportunidades e programas de capacitação e intercâmbio de conhecimentos um pouco por todo o mundo, permitindo a modernização e atualização das nossas habilidades e incorporação de novas metodologias de trabalho e ensino”. “Estas oportunidades de atualização são essenciais para manter a nossa relevância na relação com os alunos e empresas. O contacto, a aprendizagem e a partilha com outros profissionais de excelência só nos faz crescer, exploramos novas técnicas, produtos inovadores e processos eficientes na preparação de sobremesas variadas, bem como, desenvolvemos técnicas e conhecimentos práticos sobre moldagem de chocolate, uma habilidade que agrega valor à oferta de formação em pastelaria da Escola”, referiu.
Com estas novas competências adquiridas, a EHTO procura preparar a sua equipa para um caminho de excelência e renovação da oferta formativa na área da Pastelaria e, em concreto, no domínio do chocolate, que será disponibilizada no âmbito da Academia Internacional do Chocolate de Óbidos.
A empresa Barry Callebaut é um grupo suíço-belga, especializado em produtos de cacau e chocolate, com sede em Zurique, Suíça. O grupo empresarial foi formado em 1996 pela fusão da belga Callebaut e da francesa Cacao Barry, possui mais de 60 instalações de produção em todo o mundo e emprega globalmente mais de 13.000 pessoas. A Barry Callebaut está, assim, numa posição chave na cadeia mundial do chocolate – desde a produção de matéria-prima até ao produto final.









