O corredor de A-dos-Francos confirmou o seu estatuto ao terminar a temporada entre os melhores.
O ranking geral é liderado pelo colega de equipa na UAE Team Emirates, Tadej Pogacar, com 11680 pontos, seguindo-se Jonas Vingegaard com 5944.14 pontos. Em terceiro está mais um colega, Isaac del Toro, com 5514 pontos, e em quarto Mads Pedersen, com 5074.45 pontos. Nos cem primeiros surge ainda outro ciclista português e das Caldas da Rainha, António Morgado.
É na tabela das provas por etapa que João Almeida sobe ao pódio, sendo terceiro com 4326.07 pontos, tendo apenas à sua frente Tadej Pogacar (primeiro com 6300 pontos) e Jonas Vingegaard (segundo, com 5944.14 pontos).
João Almeida conquistou este ano três provas por etapas – Volta ao País Basco, Volta à Romandia e Volta à Suíça -, além de outros pódios, como o segundo lugar na Volta a Espanha ou na Volta ao Algarve.
Na classificação das provas de um dia, o melhor português é o caldense António Morgado, em 26.º, numa tabela também liderada por Tadej Pogacar, com Isaac del Toro em segundo. O ciclista de Salir do Porto venceu, entre outras provas, a Clássica da Figueira.
Entretanto, João Almeida está entre os dez nomeados para o Vélo d’Or 2025, o prémio que distingue o melhor ciclista do mundo de cada ano, atribuído pela revista Vélo Magazine.
Além do ciclista das Caldas da Rainha estão também nomeados Isaac del Toro, Remco Evenepoel, Ben Healy, Tim Merlier, Mads Pedersen, Tadej Pogacar, Mathieu Van Der Poel, Jonas Vingegaard e Simon Yates.
A cerimónia da entrega dos prémios Vélo d’Or terá lugar a 5 de dezembro.









