Apesar da história ter sido publicada recentemente, já surgiu há 30 anos. “O que acontece é que havia um leitorado no Instituto de Camões na Universidade de Perugia (Itália) e a leitora na altura, Fátima Neto, colaborava com um professor italiano que estava a fazer um atlas linguístico das zonas húmidas do interior em Itália e que a desafiou a fazer o mesmo em Portugal”, explicou Luísa Dutra. Uma vez que Fátima Neto estava em Itália, esta passou o desafio para Luísa, que decidiu explorar a Lagoa de Óbidos, sendo que é a zona húmida mais próxima de Torres Vedras, terra onde mora.
O projeto da autora, na altura, consistiu na exploração de artes de pesca tradicionais e, nesse âmbito, entrevistou vários pescadores na Lagoa de Óbidos. Acabou por se apaixonar pela zona e descobriu muito sobre a sua fauna e flora, facto que se torna bastante evidente ao explorar as personagens do livro “Aqui na Lagoa”.
Na história existem, por exemplo, o sábio pinheiro “Ludovico”, o ingénuo eucalipto “Timóteo”, a gaivota “Bilu” e a garça “Ester”. A autora também toca na lenda dos Musaranhos, criaturas metade homem metade peixe, que eram alegadamente avistadas por pescadores na zona que agora é conhecida por Covão dos Musaranhos.
Uma vez que Luísa é professora de português, sentiu uma certa facilidade em transmitir esta história e os seus valores aos mais novos. “O mais complexo sempre foi pô-la em imagens e nisso tive a fantástica ajuda da Madalena”, relatoua autora. Madalena Bastos, que não conseguiu estar presente na apresentação, para além de ilustradora e designer, tem o atelier Casa Voadora, em Torres Vedras.
Luísa conta que a ilustradora tem já outros projetos publicados, e que foi ela mesma que se encarregou da publicação de “Aqui na Lagoa”. No futuro, a autora planeia continuar a trabalhar com a sua ex-aluna.
Durante e após a apresentação, que era de entrada livre mas tinha uma inscrição prévia, as crianças, acompanhadas por familiares, interagiram com a autora e pediram autógrafos. Foram ainda distribuídas ilustrações do livro para os mais pequenos colorirem.
A publicação encontra-se à venda na Casa Voadora e nas lojas da Fnac e da Bertrand.










