Ricardo Pinteus, presidente da Câmara Municipal do Cadaval, entidade organizadora, na abertura do evento declarou que a iniciativa “tem vindo em crescendo nos últimos anos”, tanto mais que “a área está a ficar pequena”.
“Queremos promover o nosso concelho, trazer cá pessoas de fora e dinamizar as associações”, manifestou.
Ao JORNAL DAS CALDAS, o autarca havia dito antes do arranque do evento que tinha “orgulho” neste certame, “pela forma como se consolidou no panorama regional e nacional”, e “satisfação” por ver o Cadaval “afirmar-se cada vez mais como um concelho que valoriza as suas tradições, a sua gente e a sua força agrícola”.
“As Adiafas são muito mais do que uma festa — são um símbolo do que somos enquanto comunidade. Representam o reencontro das nossas origens com o presente e com o futuro, unindo o mundo rural, o tecido económico e a vida associativa num mesmo espaço de celebração. Ano após ano, procuramos que esta seja uma festa à medida do Cadaval: genuína, acolhedora e participada”, afirmou.
“O setor primário é um dos pilares da economia do Cadaval, com destaque para a pera rocha e para o vinho leve, que têm projetado o nome do concelho além-fronteiras”, apontou, sublinhando que “contribui para o emprego e o desenvolvimento local”.
O certame conta no Pavilhão João Francisco Ribeiro Corrêa com 70 expositores, entre artesãos, produtores agrícolas e empresas locais. O programa inclui um cartaz musical diversificado, com nomes conhecidos do grande público como UHF, Vizinhos e David Antunes & The Midnight Band, e as tasquinhas dinamizadas pelas associações do concelho.
A eleição da Rainha das Adiafas 2025, apresentada por Merche Romero e Susana Pinto, marca o encerramento do evento, no próximo domingo.
O 14º Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa teve os seguintes resultados: Ouro – Casa Santos Lima – Azuleiro Leve; Prata – Casa Agrícola Nicolau – Solar da Marquesa Leve; Adega Cooperativa do Vermelha – Vinho Mundus Selecionado; Adega Cooperativa Cadaval – Confraria Leve Selecionado; Bronze – Adega Cooperativa da Vermelha – Vinho Leve Superior; Casa Agrícola Nicolau – Vinho Solar da Marquesa; Adega Cooperativa do Cadaval – Confraria Leve Colheita Selecionada.









