Organizado por Isabel Rodrigues e Pedro Mendes da Silva, ambos realtors com atividade na região Oeste, o evento teve como objetivo fortalecer a ligação entre profissionais que integram a rede internacional da National Association of Realtors (NAR), uma associação fundada nos Estados Unidos que impõe aos seus membros o cumprimento de um rigoroso código de ética.
“Já tínhamos feito encontros, mas nunca um jantar com esta dimensão”, referiu Isabel Rodrigues, visivelmente satisfeita com a adesão. A realtor, responsável pela imobiliária IR Portugal Real Estate, sublinhou que a iniciativa teve “uma adesão muito positiva”, resultado “da união e vontade dos profissionais em afirmar a sua identidade”.
Pedro Mendes da Silva, proprietário da Predimed Rainha, destacou também a importância da escolha das Caldas da Rainha, “uma localização central que facilitou a presença de colegas de várias zonas do país”, e referiu que o evento foi “pensado para ser um momento de convívio, partilha e afirmação da profissão”.
Os participantes, provenientes de diversas marcas como Remax, Century 21, Keller Williams e eXp Realty, deixaram de lado as insígnias das respetivas empresas para se reunirem sob o mesmo princípio: “A ética e o profissionalismo que caraterizam um realtor”.
Durante o encontro, Isabel Rodrigues explicou que, em Portugal, os realtors estão associados à Portuguese International Realtors (PIR), entidade afiliada da NAR. “O código de ética é a base de tudo. A ética existe em todos nós, mas o código ajuda-nos a aplicá-la e a manter padrões elevados no relacionamento com os clientes”, referiu.
A profissional defendeu ainda a necessidade de maior regulamentação e formação obrigatória no setor imobiliário nacional. “Atualmente, basta pagar uma taxa e obter licença. Não há uma formação mínima, nem uma carteira profissional, como existia no passado. Isso devia voltar, porque estamos a falar de uma profissão que lida com valores elevados e decisões importantes para as famílias”, afirmou.
Além de reforçar o papel da ética e da formação, os realtors abordaram também temas de atualidade, como a crise da habitação. Para Isabel Rodrigues, “as soluções devem passar por políticas municipais de habitação acessível e construção mais sustentável”, salientando que “não pode caber apenas ao setor privado resolver um problema que é global”.
Antes dos convidados jantarem, o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vitor Marques, passou brevemente pelo Cais do Parque, para desejar um bom jantar e “muito sucesso” a todos os presentes, reforçando a importância destes agentes imobiliários que se regem por um código de ética na sua vida profissional.
Segundo Pedro Mendes da Silva, “há já colegas interessados em integrar futuras formações e em fortalecer esta comunidade de profissionais que partilham os mesmos valores”, explicando que há cada vez mais realtors em Portugal e no mundo.










