“Nós não somos uma escola, funcionamos mais como um clube, digamos assim. Somos um meio onde as pessoas podem vir praticar o que aprenderam na escola. Somos um grupo de caldenses e portugueses que desejam que todos possam aprender a língua portuguesa de uma forma leve. Ao falar com um português ou uma portuguesa nativos as pessoas podem ouvir a pronunciação correta, podem aprender a ler corretamente e a comunicar nos tempos verbais corretos”, explica a caldense, de 41 anos.
Trata-se de um projeto que viu a funcionar na Noruega e resolveu implementar em Caldas da Rainha.
“Estive emigrada na Suíça (dez anos) e Noruega (dois anos), desde 2012 até 2024. Em Oslo, eu própria tentei aprender o norueguês e encontrei um grupo que me acolheu, e onde eu fiz amigos para a vida”, relata.
O “Portuguese Language Cafe” funciona também para aqueles que são portugueses e que querem aperfeiçoar o inglês com um americano ou americana nativos. Até mesmo falar com britânicos de gema.
“Muitas pessoas aprendem um idioma novo, mas quando necessitam realmente falar têm vergonha. No ‘The Portuguese Language Café’ será o ambiente perfeito para fazer erros à vontade. Nós não vamos rir dos erros e sim corrigir. Abordamos a conversação do dia a dia e adaptamos ao ritmo de cada um”, assegura Dina Guibá, adiantando que “há também a oportunidade de conhecer novas pessoas”.
“Encontramo-nos aos sábados de manhã (09h30-11h30) na Columbófila, de quinze em quinze dias (de momento) e em cada sessão dividimo-nos em grupos. O grupo dos iniciantes ficam numa mesa e todos aqueles que falam mais fluentemente ficam noutra mesa separada. No início de cada sessão de grupo todas as pessoas apresentam-se brevemente. No decorrer do tempo abordaremos um pouco sobre a cultura, música e história portuguesa”, descreve.








