Na presença da eurodeputada Ana Catarina Mendes e da deputada Catarina Louro, que lhe teceram elogios, Ricardo Fernandes começou por falar da questão do novo Hospital do Oeste, cuja localização está apontada para o Bombarral.
“Houve um ministro de um governo deste país que anunciou a construção aqui na Quinta do Falcão. Desengane-se quem pense que algum dia poderá ser feito noutro quadrante. Não é possível geograficamente. E, portanto, temos é que pugnar para que isto continue a estar na agenda, porque no Orçamento do Estado para este ano estão lá inscritos 265 milhões de euros”, vincou.
“Não é uma construção, mas pelo menos o início e o projeto desse próprio hospital. É isso que sistematicamente temos feito ver à sra. ministra da Saúde, que é preciso que ela se pronuncie de uma vez por todas”, manifestou.
O candidato também se referiu aos cuidados de saúde primários. “No Bombarral temos zero médicos de família. E isto é verdadeiramente lamentável”, afirmou, indicando que a autarquia tem procurado recorrer a médicos reformados para reduzir o impacto no centro de saúde. “Não será um horário completo como quando funcionavam a tempo inteiro, mas estão ali vários dias e têm-nos resolvido as situações no nosso dia-a-dia para que haja uma paz social, caso contrário, não tenham a mínima dúvida, iria haver uma parte completamente revolucionária desta terra”., sublinhou.
Ricardo Fernandes alertou, contudo, que “temos conseguido ultrapassar esta situação, mas isto não é solução. Temos que exigir que a administração central coloque médicos no Bombarral”. “Da nossa parte, fizemos já muito ou quase tudo nessa matéria. Temos um regulamento de incentivo à fixação de médicos, com atribuição de habitação, e mesmo assim no último concurso nacional, quantos médicos vieram para o Bombarral? Zero. E isso não pode continuar desta forma”, declarou.
Entre outros assuntos, destacou a habitação, revelando estar pronto o projeto para a construção de 40 apartamentos na Rua Afonso Henriques, estendendo-se até à Rua Luís Camões, para serem arrendados a custos controlados a jovens.
Em relação à mobilidade, fez notar o projeto implementado – o autocarro E…peras, para o transporte na vila e das aldeias para a sede do concelho.
O programa que permite o acesso a medicamentos a pessoas sem posses, os incentivos à natalidade, os apoios de emergência familiar, a construção da creche em Vale Covo e a requalificação do Museu Municipal, foram algumas medidas e obras dos seus mandatos que recordou.
São candidatos à presidência das juntas de freguesia Sérgio Duarte (Bombarral/Vale Covo), João Ricardo (Carvalhal), Gabriel Poseiro (Pó) e Michelle Bispo (Roliça). A cabeça de lista à Assembleia Municipal é Margarida Marques.










