A exposição, patente desde maio, foi comissariada por Sofia Bandeira Duarte. Investigadora e curadora, Sofia Bandeira Duarte é mestre em História da Arte em Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto e doutorada em Estudos de Literatura e de Cultura – especialidade de Estudos Comparatistas – pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. A investigação conduzida por Sofia Bandeira Duarte permitiu reunir dezenas de obras de Maria de Lourdes de Mello e Castro (1903-1996), provenientes da família da artista e de diversas instituições museológicas.
A publicação a apresentar inclui textos da curadora Sofia Bandeira Duarte, da diretora do Museu José Malhoa, do Museu da Cerâmica e do Museu Dr. Joaquim Manso, Nicole Costa, e ainda de Ana Alvellos, investigadora e neta da artista. Com design de Manuel Bandeira Duarte, a brochura contempla os núcleos temáticos da exposição e integra imagens das obras e de momentos registados ao longo da mostra. No lançamento, a publicação será distribuída gratuitamente.
Para assinalar a ocasião, terá lugar uma performance de ballet com Inesa Markava, criada especificamente a partir da exposição de Maria de Lourdes de Mello e Castro. Doutorada em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra, a artista desenvolve projetos de mediação na área da dança em museus de Portugal e Espanha, tendo dirigido performances em 13 museus do distrito de Leiria no projeto premiado “Museu na Aldeia”. Colaborou ainda com o Guggenheim Bilbao e com a Philharmonie do Luxemburgo.
O acesso é gratuito, sujeito à lotação do espaço.









