Emília Pinto iniciou funções no Centro de Saúde de Óbidos em janeiro de 1986, exercendo no concelho e na freguesia do Vau. Passou ainda pelo Hospital Distrital das Caldas da Rainha.
Durante a cerimónia, o presidente da Junta de Freguesia do Vau, Frederico Lopes, enalteceu a médica: “A Dr.ª Emília foi um farol no coração da nossa terra. Mais do que cuidar de doenças, cuidou de pessoas”.
O presidente da Câmara, Filipe Daniel, manifestou “profunda gratidão e valorização do percurso de uma profissional que se distinguiu não apenas pelo seu saber técnico, mas pelo testemunho de um verdadeiro compromisso com o serviço público”, apontando que a profissional também de destacou por “saber escutar as pessoas”.
No entender do presidente da Assembleia Municipal de Óbidos, Fernando Jorge, a médica deixou “uma marca indelével na nossa comunidade”, tratando os utentes “como se fossem seus familiares”.
A médica, que foi agraciada, em 2023, com a Medalha de Mérito Municipal, dirigiu palavras de agradecimento à comunidade e aos profissionais com quem partilhou o percurso.









