Previsão do tempo

12° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 17° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 17° C

Patrícia Costa brilha no CCC em recital de piano

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na noite de 28 de março, o pequeno auditório do Centro Cultural e Congressos (CCC) de Caldas da Rainha encheu para receber o recital de piano de Patrícia Costa. A pianista e compositora caldense regressou à sua cidade natal para interpretar obras de compositores portugueses do século XVIII ao XXI e também tocar peças suas.

Entre os momentos altos do concerto, destacou-se a interpretação de uma peça do maestro António Victorino D’Almeida, que fez questão de apresentar o recital e teceu elogios à artista. “Parabéns, parabéns, parabéns! Foi muito bom. Quem sabe, nunca esquece!”, afirmou o maestro, enaltecendo a qualidade da interpretação de Patrícia Costa.

O programa do recital levou o público a uma viagem pela música erudita portuguesa, iniciando com o barroco de Carlos Seixas e João de Sousa Carvalho e prosseguindo, na segunda parte, com compositores como Armando José Fernandes, António Fragoso, António Pinho Vargas e António Victorino D’Almeida. O concerto teve ainda um toque especial com a interpretação de duas composições originais da própria pianista. “Desde sempre toco música erudita”, revelou Patrícia Costa ao Jornal das Caldas.

Sobre o seu processo criativo, a pianista descreve-o como “muito espontâneo, quase como se de uma catarse se tratasse”. Um exemplo disso é a sua peça “Os Castros”, inspirada no argumento de um filme com o mesmo título, escrito pelo seu irmão, o realizador Miguel Costa. “A ideia surgiu espontaneamente depois de ler o guião”, explicou.

Regressar às Caldas da Rainha foi um momento especial para a artista. “É muito gratificante voltar à cidade onde vivi e ao CCC, uma das salas de referência no país”, partilhou. No final da noite, ficou na sua memória o caloroso reconhecimento do público e as palavras do maestro António Victorino D’Almeida.

A sua ligação com o maestro remonta à adolescência, quando, aos 14 anos, participou pela primeira vez num dos seus concertos. “Mais tarde, tive a oportunidade de colaborar em vários outros espetáculos dirigidos por ele. Aos 22 anos, acompanhei-o à Áustria, onde tive aulas com Cármen Graff, professora da Academia de Viena, durante o ano letivo de 1991/1992. Tem sido uma honra e um privilégio trabalhar e conviver com aquele que considero o mais importante compositor português da atualidade, sempre com enorme admiração e amizade”, afirmou.

Patrícia Costa iniciou os estudos de piano nas Caldas da Rainha com a professora Alzira Neves, a quem fez questão de prestar homenagem: “Deu-me todas as boas bases para entrar no Conservatório e prosseguir estudos”.

Atualmente, reside em Tavira, cidade onde escolheu viver nos últimos quatro anos. “Foram essencialmente razões de saúde que me levaram a mudar. Tavira sempre foi a minha terra de eleição para férias, adoro a energia da cidade, as praias e a qualidade de vida”, confidenciou.

A pianista divide o seu tempo entre os concertos e o ensino, lecionando no Conservatório de Olhão e dinamizando masterclasses. Quanto aos desafios de ser pianista e compositora em Portugal, destaca a dificuldade em conciliar o ensino com o estudo de novos repertórios e o tempo para compor. “Faltam apoios para a música erudita. Existem poucos concertos e incentivos ao processo criativo, como bolsas para compositores”, lamentou.

Entre os seus projetos futuros, está a gravação de um álbum de originais e a apresentação de novos recitais com repertório de compositores portugueses.

Patrícia Costa espera regressar mais vezes às Caldas para partilhar a sua música com o público da sua terra. “Gostaria muito de voltar com mais frequência e estar envolvida em novos projetos musicais nas Caldas da Rainha”, concluiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1

Consultora procura imóveis para promoção em grandes feiras mundiais

A consultora imobiliária da RE/MAX - Vantagem Platina, Lília Romão leva imóveis portugueses ao mundo e procura novas casas para apresentar nas maiores feiras internacionais.
Com presença garantida em eventos de prestígio em cidades como Nova Iorque, Dubai e Londres, a consultora imobiliária está à procura de novos imóveis para apresentar a compradores estrangeiros interessados em viver ou investir em Portugal.
Lília Romão tem vindo a destacar-se pela sua forte aposta no mercado internacional, promovendo imóveis portugueses e conquistando a atenção de investidores e compradores de várias nacionalidades.
Em entrevista ao JORNAL DAS CALDAS partilhou os pontos altos da sua atividade e lançou um apelo direto a proprietários e empreiteiros: este é o momento ideal para dar visibilidade global aos seus imóveis.

Remax

Intervalos celebra cinema português e estreia projeção digital em DCP

1ª edição do Intervalos reuniu filmes e conversas com cineastas durante três dias nas Caldas da Rainha. Destaque para a inauguração do sistema de projeção em DCP que permite ver no pequeno auditório do CCC cinema com excelentes condições técnicas.

Intervalos 1
Q