Desde a sua fundação, a ESE tem desempenhado um papel central na formação dos sargentos do Exército, assegurando a sua preparação inicial e contínua ao longo da carreira.
Ao longo da carreira, consoante o posto e o grau de responsabilidade, o sargento pode exercer funções de chefia, assessoria, coordenação técnica, formação e apoio administrativo-logístico. É também um elo essencial entre a decisão e a execução, liderando equipas, assegurando a sua preparação técnico-tática e garantindo que os objetivos operacionais são cumpridos com eficácia.
O curso de formação de sargentos tem a duração de quatro semestres (2 anos). O 1.º semestre decorre na ESE, os 2.º e 3.º semestres na Escola das Armas, na Escola dos Serviços ou na Banda do Exército sediada no Regimento de Artilharia Antiaérea Nº1, dependendo do curso em que o aluno ingresse e, o 4º semestre decorre em contexto de trabalho, numa ou mais unidades do Exército com responsabilidade na formação desses mesmos cursos.
Após a conclusão do curso, o militar é promovido ao posto de segundo-sargento do Quadro Permanente de uma determinada arma ou serviço e inicia o seu vínculo com o Exército. É um curso técnico superior profissional (nível V).
Na ESE são ainda ministrados cursos de promoção a sargento-ajudante e sargento-chefe.









