O projeto Go Green, que foi lançado em 2021, conta atualmente com vinte parceiros. Cinco são novos: Associação ÁGORA, Biogleba, T Terapias, Rede Leonardo e CRAPAA – Caldas da Rainha Associação Protetora dos Animais Abandonados.
Estiveram presentes Vitor Marques (Câmara Municipal das Caldas da Rainha), Pedro Brás (União das Freguesias de Caldas da Rainha Nossa Sr.ª do Pópulo, Coto e São Gregório), subintendente Hugo Marado (PSP), Sara Moreira (Associação Pato), André Teixeira (ColorADD), Véronique Tomaz (Associação Ágora), Joana Oliveira (Biogleba), José Sacadura (Powerdot), José Santos (Escola Josefa de Óbidos), Nicole Almeida (T Terapias), Ana Tavares (Rede Leonardo) e Paula Maria (CRAPAA). O projeto conta também com a colaboração da GNR, Infancoop, Oceanos sem Plásticos, Geoparque Oeste, Colégio Rainha D. Leonor, Escola Rafael Bordalo Pinheiro, Blueotter e Intertidal.
Luís Loureiro, administrador da Widerproperty, salientou o crescimento da rede, indicou que todas as entidades fundadoras continuam envolvidas e elogiou o papel da Câmara das Caldas, presente desde o início. “O principal objetivo de criar uma comunidade empenhada numa comunicação assertiva e estruturada sobre sustentabilidade foi alcançado”. Destacou ainda que “as entidades envolvidas têm vindo a lançar iniciativas entre si, dando ao projeto uma dinâmica própria e sustentável”.
O administrador sublinhou ainda que o “o Go Green é muito mais do que um projeto ambiental. É a expressão de uma sustentabilidade humana, onde cada decisão, individual, coletiva ou institucional contribui para preservar a forma como vivemos em sociedade”.
João Xavier, diretor retail da empresa, detalhou as ações realizadas no âmbito da estratégia ESG assente em dez eixos. Um é a comunidade de parceiros, outro a reciclagem, onde têm vindo a registar subidas. Economia circular, redução de consumos, fornecedores responsáveis, diversidade e inclusão, responsabilidade social/ambiental, satisfação do cliente, contratos verdes e garantir a fiabilidade da gestão são os outros eixos.
O diretor do centro comercial, Amaro Correia, afirmou que o projeto se enquadra “na nossa política e estratégia de desenvolvimento institucional”, acrescentando também a importância de cumprir “as normativas” do mercado global.
O presidente da Câmara das Caldas, Vitor Marques, destacou o aumento do número de parceiros para alcançar resultados, revelando que no Município houve um “claro reforço do investimento na área do ambiente”.
Enaltecendo a visibilidade que o evento traz às causas ambientais, Vitor Marques agradeceu a continuidade da iniciativa do La Vie, considerando-a “um exemplo a seguir”, não só pelo impacto na sensibilização do público, mas também pela capacidade de envolver ativamente os comerciantes e a comunidade local.
O projeto Go Green tem vindo a desenvolver, ao longo do ano diversas ações com enfoque na sensibilização ambiental, inclusão social e governança responsável. Entre elas, destacam-se: A exposição do 2º concurso de fotografia do Geoparque Oeste com Revista National Geographic – Portugal, onde tiveram expostas mais de 80 fotografias; Ação de sensibilização da PSP durante 3 dias; Exposição de consciencialização ambiental “Mais Valor, Menos Resíduos” da Associação Ágora; Exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos do 3º ano da Infancoop inspirados no artista Bordalo II; Exposição “24 Líderes Azuis Locais em 2024″ da Câmara Municipal, que teve o propósito destacar os cidadãos que têm atividades e comportamentos ambientalmente sustentáveis.
Entretanto foi apresentada a campanha “Adote um Amigo!”, em vigor até 30 de junho, com o objetivo de incentivar a adoção responsável de cães e apoiar instituições locais de acolhimento animal.
A iniciativa conta com a participação de três instituições da região: CRAPAA, Rede Leonardo e o Canil Municipal de Caldas da Rainha. Durante o período da campanha, o La Vie disponibiliza uma exposição fotográfica com mais de 30 cães para adoção, convidando os visitantes a conhecer e iniciar o processo de forma responsável e consciente.










