A 2ª edição da Rota do Voluntariado Local realiza-se junto ao Coreto do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, no dia 7 de junho, reunindo associações locais que desenvolvem trabalho voluntário em diversas áreas da comunidade. A iniciativa é promovida pela União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que decidiu repetir a fórmula de sucesso do ano passado, agora com algumas novidades. “Este ano quisemos trazer o evento para uma zona mais central do Parque, para atrair ainda mais pessoas”, explicou Pedro Brás, presidente da União de Freguesias. “Vamos ter as mesmas catorze associações – onze de cariz social, duas ligadas à proteção animal e uma com foco ambiental – mas o evento vai estar mais dinâmico e participativo”. O evento contará com música ao vivo pelo Conservatório de Caldas da Rainha, demonstrações e atividades interativas. A Escola Técnica Empresarial do Oeste marcará também presença, e o Gabinete de Psicologia da União de Freguesias terá um espaço próprio, onde os visitantes poderão conversar e conhecer melhor os serviços de apoio psicológico disponíveis. Existe uma aposta em rifas solidárias, com prémios doados por parceiros locais: “Vamos sortear estadias, peças de arte e outros brindes. A Quinta Japonesa ofereceu duas noites para duas pessoas, o artista Manuel Bandeira Duarte contribuiu com um print e um saco, e eu próprio também doei uma peça”, referiu Pedro Brás. “Todo o valor angariado reverterá diretamente para as associações”, adiantou. O evento conta ainda com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, que é um dos patrocinadores. A Rações Avenal, além do subsídio, irá também marcar presença no Parque, oferecendo brindes e dando a conhecer os seus produtos. “Tentámos este ano dar mais força a esta ação, porque no ano passado teve um impacto muito positivo. As associações adoraram, o público respondeu muito bem e queremos continuar a criar este ponto de encontro entre quem ajuda e quem quer ajudar”, salientou. Segundo Pedro Brás, o objetivo da Rota do Voluntariado é “sensibilizar a população para a importância do voluntariado, criando um espaço onde todos possam conhecer melhor o trabalho das associações locais, as suas necessidades e formas de colaborar”. “É uma forma de mostrar à comunidade o que se faz, muitas vezes de forma invisível, e de dar rosto aos voluntários que fazem a diferença todos os dias”, conclui o autarca. Os primeiros participantes receberão um saco temático da Rota do Voluntariado, com uma surpresa no interior, incluindo um exemplar do Jornal das Caldas.
A 2ª edição da Rota do Voluntariado Local realiza-se junto ao Coreto do Parque D. Carlos I, nas Caldas da Rainha, no dia 7 de junho, reunindo associações locais que desenvolvem trabalho voluntário em diversas áreas da comunidade.
A iniciativa é promovida pela União das Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, que decidiu repetir a fórmula de sucesso do ano passado, agora com algumas novidades.
“Este ano quisemos trazer o evento para uma zona mais central do Parque, para atrair ainda mais pessoas”, explicou Pedro Brás, presidente da União de Freguesias. “Vamos ter as mesmas catorze associações – onze de cariz social, duas ligadas à proteção animal e uma com foco ambiental – mas o evento vai estar mais dinâmico e participativo”.
O evento contará com música ao vivo pelo Conservatório de Caldas da Rainha, demonstrações e atividades interativas. A Escola Técnica Empresarial do Oeste marcará também presença, e o Gabinete de Psicologia da União de Freguesias terá um espaço próprio, onde os visitantes poderão conversar e conhecer melhor os serviços de apoio psicológico disponíveis.
Existe uma aposta em rifas solidárias, com prémios doados por parceiros locais: “Vamos sortear estadias, peças de arte e outros brindes. A Quinta Japonesa ofereceu duas noites para duas pessoas, o artista Manuel Bandeira Duarte contribuiu com um print e um saco, e eu próprio também doei uma peça”, referiu Pedro Brás. “Todo o valor angariado reverterá diretamente para as associações”, adiantou.
O evento conta ainda com o apoio da Caixa de Crédito Agrícola de Caldas da Rainha, Óbidos e Peniche, que é um dos patrocinadores. A Rações Avenal, além do subsídio, irá também marcar presença no Parque, oferecendo brindes e dando a conhecer os seus produtos.
“Tentámos este ano dar mais força a esta ação, porque no ano passado teve um impacto muito positivo. As associações adoraram, o público respondeu muito bem e queremos continuar a criar este ponto de encontro entre quem ajuda e quem quer ajudar”, salientou.
Segundo Pedro Brás, o objetivo da Rota do Voluntariado é “sensibilizar a população para a importância do voluntariado, criando um espaço onde todos possam conhecer melhor o trabalho das associações locais, as suas necessidades e formas de colaborar”.
“É uma forma de mostrar à comunidade o que se faz, muitas vezes de forma invisível, e de dar rosto aos voluntários que fazem a diferença todos os dias”, conclui o autarca.
Os primeiros participantes receberão um saco temático da Rota do Voluntariado, com uma surpresa no interior, incluindo um exemplar do Jornal das Caldas.