Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 15° C

Jantar apoia Andreia Filipa João na aquisição de scooter adaptada

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Na passada quinta-feira cerca de 90 pessoas reuniram-se no restaurante Lorde Alcides, em Tornada, nas Caldas da Rainha, para um jantar solidário com o objetivo de angariar fundos para a compra de uma scooter adaptada para Andreia Filipa João, conhecida como Andy.
Abílio Caseiro, São Portugal, Luís Batista, Andreia Filipa João e Paulo Ribeiro

A jovem, de 35 anos, residente na União das freguesias de Tornada e Salir do Porto, sofreu um grave acidente há 14 anos, o qual mudou drasticamente a sua vida.

Após um processo de recuperação longo e complicado, Andy, que é exemplo de persistência e força de vontade, tem procurado ser cada vez mais autónoma e independente. Para isso, necessita de uma scooter adaptada que custa 3 mil euros que lhe permita realizar tarefas simples do dia-a-dia, como ir às compras e também deslocar-se até um possível local de trabalho, uma vez que está à procura de emprego.

A iniciativa foi organizada pela fadista e promotora de eventos São Portugal, e por Maria João, do projeto Olha-te.

Além do jantar decorreu uma noite de fados com as atuações de São Portugal e o fadista Paulo Ribeiro, acompanhados por Abílio Caseiro (guitarra portuguesa) e Luís Batista (viola).

São Portugal destacou que “estávamos à espera de 50 pessoas, mas o número de participantes quase duplicou, o que é maravilhoso e demonstra a grande solidariedade dos caldenses”, afirmou a fadista, em declarações ao JORNAL DAS CALDAS.

Segundo São Portugal, a iniciativa surgiu após “ter visto, nas redes sociais, o apelo de Andreia Filipa João” e decidiu organizar o evento para ajudar a jovem. “Conheci a Andreia numa noite de fado e simpatizei logo com a sua dinâmica, foi ela que fez o cartaz de divulgação do jantar”, contou.

Maria João Branco explicou que “parte da receita do jantar reverte para a aquisição da scooter e a empresa Hélia Arte Floral comprometeu-se a complementar o valor necessário para a compra do equipamento”.

“A ação foi um esforço conjunto e teve como principal objetivo proporcionar à jovem as condições necessárias para a sua reintegração social e profissional”, acrescentou Maria João.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Andy expressou a sua felicidade pela solidariedade demonstrada pelas pessoas. “O que mais quero é ser autónoma e encontrar trabalho”, disse.

Andy, que foi modelo e participou em desfiles e na novela Morangos com Açúcar, sofreu um grave acidente aos 21 anos, que a deixou em coma. Em 2015, começou a andar com a ajuda de um andarilho, mas teve de ser submetida a uma cirurgia de emergência, que a fez regressar à cadeira de rodas. Recentemente, tem conseguido andar com alguma dificuldade, mas precisa de uma scooter adaptada para garantir a sua mobilidade.

“Não sou pessoa de desistir e baixar os braços. Já fiz vários cursos de formação e o que mais quero é que alguém me ofereça uma oportunidade de trabalho. Faço tudo e, agora, com a scooter, poderei deslocar-me sem problemas”, manifestou.

Quem tiver uma oferta de emprego para Andreia Filipa João pode contactá-la através da sua página no Facebook (Andy Filipa).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição GRAVE 4 no CCC

Foi inaugurada a 12 de abril, na Galeria de Exposições do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha, a Mostra Coletiva de Arte Visual GRAVE 4.

grave2

José Viegas é o primeiro entrevistado da nova rubrica mensal “Gente com História”

O Jornal das Caldas dá início a uma nova rubrica que pretende dar destaque a pessoas que, de forma discreta ou visível, contribuem para a nossa comunidade e fazem realmente a diferença.
Em “Gente com História” vamos dar a conhecer quem são estas pessoas, o que fazem no dia-a-dia e o que as move. Queremos ir além dos títulos ou cargos e mostrar o lado mais humano e verdadeiro de quem dedica tempo, talento ou energia a melhorar a vida dos outros.
Uma vez por mês, vamos conversar com cidadãos de diferentes áreas – da cultura à educação, da saúde ao desporto, da solidariedade à inovação – sempre com a mesma missão: dar voz a quem merece ser ouvido.
Porque a região Oeste é feita de pessoas. E são as pessoas que fazem a diferença.

Jose Viegas 2 1
Q