A organização deste evento, para além do apoio de outras entidades, é apadrinhada por João Pereira, triatleta olímpico natural das Caldas da Rainha. O atleta juntou-se a Vitor Marques, presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Hugo Sousa, CEO da HMS Sports, e João Sancheira, coordenador da Plataforma Regional Oeste/Ribatejo da Portugal Ativo, na passada quarta-feira, numa conferência de imprensa, para falar sobre o evento.
O primeiro dia do evento é dedicado às crianças nascidas entre 2012 e 2020 e terá início às 15h00. A distância das provas vai variar, dependendo do escalão, entre os 300 e os 1000 metros e, apesar de não haver pódio para os mais pequenos, todos serão recompensados com medalhas e marcados com o dorsal número 1. João Pereira acredita que, no caso das crianças, o importante “não é pensar em ganhar”, mas sim em tentar “incluir esta prática de atividade física” e aumentar a “visibilidade do desporto”.
Já o segundo dia será dedicado à caminhada, de 5 km, à corrida, de 10 km, e à meia maratona, que compreende um percurso de 21,1 km. Todas estas provas terão início no Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho às 9h00.
O triatleta olímpico lembrou que, para este tipo de provas, “é importante sabermos as nossas limitações”.
“Acredito que vai ser uma organização com muito futuro e estou aqui para torcer por todos”, manifestou.
Vitor Marques revelou que, até ao momento, estavam inscritos 600 participantes, número que o autarca tem fortes “esperanças de ver duplicar” até ao dia da prova. Entre estas centenas de participantes encontram-se 17 nacionalidades diferentes e 42% dos inscritos são do sexo feminino. Hugo Sousa afirmou que “cada vez há mais senhoras a praticar desporto” e que a percentagem de mulheres inscritas na Meia Maratona Rainha Dona Leonor é muito encorajadora, até mesmo relativamente a dados de outras provas nacionais.
No dia 15, “clubes, estúdios e ginásios associados da Portugal Ativo vão dinamizar provas de aquecimento”, às 8h30, e ainda duas sessões de alongamentos, após as provas, informou João Sancheira.
No dia da prova “condições não faltam”, segundo Hugo Sousa, que explicou que existirão bancadas para o público, estacionamento, casas de banho e até balneários para os atletas tomarem banho. O palco principal do evento vai ser o Estádio Dr. José Luís de Melo Silveira Botelho, cuja pista de atletismo foi recentemente reabilitada.
O levantamento da entrega do kit de partida, que inclui uma t-shirt do evento, poderá ser feito no Estádio, no dia 13 de junho, entre as 14h00 e as 19h00, ou no dia seguinte, entre as 10h00 e as 18h00. A prova das crianças tem um custo único de 3 euros. A caminhada, a corrida de 10 km e a meia-maratona, até dia 31 de maio, tiveram um valor de inscrição de 10, 14 e 17 euros, respetivamente. A partir dessa data, até dia 14 de junho, o preço de inscrição da meia-maratona sobe no valor de 2 euros, enquanto o da corrida de 10 km e da caminhada aumenta 1 euro.









