A sessão teve início com a intervenção de Carlos Pinto Machado, que partilhou a sua experiência na área da genealogia. Demonstrou como as ferramentas atualmente disponíveis podem ajudar qualquer pessoa a descobrir as suas origens e antepassados, contribuindo para um maior autoconhecimento e valorização da história familiar.
Seguiu-se a professora Engrácia Leandro, que abordou, numa perspetiva académica e sociológica, a relevância da escrita de histórias de vida, tanto no contexto português como internacional. Destacou a importância destas narrativas na preservação da memória individual e coletiva.
Por fim, a professora Mida Lopes proporcionou um momento de reflexão sobre a importância de transmitirmos às gerações futuras as nossas vivências, as lendas, os provérbios e as histórias de família — sobretudo num mundo cada vez mais global e digital, onde tantas vezes se perde a ligação com as raízes.
Segundo Ana Pinto Machado, presidente do NRDC das Caldas da Rainha, “foi mais uma atividade do NRDC com o objetivo de proporcionar um momento de reflexão sobre a importância da transmissão de memórias e tradições”, reforça assim o compromisso com o desenvolvimento comunitário, promovendo encontros que valorizam a sabedoria intergeracional, o conhecimento e a cidadania ativa.
O NRDC das Caldas da Rainha é um grupo apadrinhado pelo Rotary Club local, composto exclusivamente por voluntários não rotários. A sua missão é realizar projetos sociais significativos, com o intuito de melhorar a qualidade de vida da comunidade e promover a solidariedade e a cooperação entre os seus membros.








