A nova secção de ciclismo, criada oficialmente a 1 de janeiro deste ano, vem reforçar a aposta dos Pimpões no desporto e no incentivo à prática desportiva para todas as idades.
Segundo a presidente dos Pimpões, Susana Chust, a coletividade tem vindo a crescer depois dos tempos difíceis da pandemia da Covid-19.
Atualmente, a coletividade tem sete modalidades competitivas, no qual já se inclui a nova escola de ciclismo que já conta com doze atletas.
No total são mais de dois mil sócios ativos, incluindo muitos estrangeiros que estão a morar na região. Nos países de origem destes novos associados há uma maior predisposição para o desporto.
A presidente do clube referiu a forma como a atividade física tem sido uma forma de inclusão e de troca de experiências, principalmente entre os mais novos. Por exemplo, 85% da equipa de triatlo é composta de atletas estrangeiros.
Ao longo de todo o dia houve aulas abertas nas diversas modalidades, com a participação de atletas, familiares e amigos.
À noite houve uma cerimónia oficial em que foram homenageados os sócios mais antigos, com destaque para seis associados que foram admitidos em 1974 e 1975 (João Bernardes, Júlio Soares, Laura Soares, Vitor Ferreira, Evaristo Sousa e José Rocha).
Foram também distinguidos os atletas e equipas que mais se destacaram.
O primeiro prémio Pimpão entregue foi às equipas absoluta masculina e feminina de natação. Ambas por terem garantido a manutenção na 2ª Divisão Nacional. Na natação foi ainda distinguido André Rocha (master).
No basquetebol foram entregues quatro troféus às equipas campeãs distritais da época 2023/24, além de três troféus individuais para os atletas que marcaram presença em várias fases da seleção nacional (Mafalda Paulo, Matilde Veríssimo e Duarte Franco).
No karate foi distinguida Ariana Dias e na patinagem Rafael Cardoso. No triatlo foram entregues prémios a João Inácio, Marcos Gomez, Inês Gomez, Cristina Gomez, Uliana Bobrovskaia e Júlia Galvão. As atletas da equipa de hip hop receberam também um prémio Pimpão.
Além dos atletas, foi ainda entregue o prémio Dedicação a Beatriz Gonçalves e Sofia Bernardino, duas funcionárias que se destacaram ao longo do ano pelo seu empenho e dedicação exemplar à coletividade.
Num curto discurso no início da cerimónia, Susana Chust agradeceu a todos “a forma como representam os Pimpões e que fazem de nós uma associação com sucesso”. A dirigente agradeceu também à Câmara por todo o apoio que tem dado à associação.
O presidente da Câmara, Vitor Marques, destacou a grande dimensão desta associação e tudo o que tem conseguido ao longo da sua existência, mantendo-se sempre um clube eclético.
Em março vai haver eleições e Susana Chust vai candidatar-se mais uma vez. “Temos uma equipa na direção que é forte e com uma excelente relação”, referiu, elogiando também os funcionários e professores.
O maior desafio do próximo mandato deverá ser a reabertura da piscina da sede, uma vez que há uma grande procura pela sua utilização. “Estamos a ponderar isso”, explicou.








