Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
15° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 13° C

Novo Passe M no Oeste vai permitir mobilidade gratuita entre os municípios

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A partir de 1 de janeiro estará disponível o novo Passe M, uma iniciativa inovadora criada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) com o objetivo de promover a mobilidade para todos. O Oeste torna-se “a primeira região do país a implementar a gratuitidade dos transportes no modelo intermunicipal, uma solução que reforça o compromisso com a mobilidade universal, tornando-a mais sustentável, tendencialmente gratuita e orientada para as pessoas”.
Com o novo M Oeste, as viagens em transporte público rodoviário dentro da região deixam de ter encargos para o utilizador

Segundo a OesteCIM, esta iniciativa “beneficiará diretamente todos os munícipes, independentemente da sua condição socioeconómica, consolidando a democratização do acesso à mobilidade”. Simultaneamente, haverá uma redução do passe inter-regional para 40 euros, equiparando-o ao preço praticado nos títulos coletivos de transporte na Área Metropolitana de Lisboa.

Os passes inter-regionais continuarão gratuitos para os jovens até aos 23 anos e os cidadãos com mais de 65 anos terão um desconto adicional.

“Com o novo M Oeste, as viagens em transporte público rodoviário dentro da região deixam de ter encargos para o utilizador e quem quiser deslocar-se para a capital ou para outras regiões limítrofes irá pagar o mesmo que é praticado na Área Metropolitana de Lisboa. Ou, se for um jovem estudante, nada irá pagar”, destacou Pedro Folgado, presidente da OesteCIM.

“Há seis anos, quem quisesse ir e vir todos os dias de transportes para Lisboa pagava 183,15 euros por mês no passe mais caro, mas a partir de 1 de janeiro vai desembolsar 40 euros, o mesmo que paga quem vai de Cascais ou de Almada para a capital. É uma enorme poupança para as famílias”, sublinhou Paulo Simões, secretário executivo da OesteCIM.

“Tornar a mobilidade universal e tendencialmente gratuita é uma garantia de justiça e coesão social porque permite oportunidades iguais para todos”, acrescentou aquele responsável, recordando ainda a importância destas medidas “na promoção da tão necessária e urgente descarbonização”, com a qual a OesteCIM tem um “profundo compromisso”.

Este é um investimento superior a doze milhões de euros, dos quais três milhões são para assegurar a gratuitidade. “Esta é uma letra que vai entrar no léxico da população do Oeste: M de mobilidade, mas também o de um Marco histórico numa região inteligente, sustentável e inclusiva”, declarou Pedro Folgado.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio desaloja casal de idosos

Um casal de idosos teve de ser realojado numa residencial de São Martinho do Porto depois do incêndio ocorrido na noite de 11 de dezembro na pequena habitação onde residia, em frente a um stand de automóveis na EN8, na estrada entre Tornada e Vale de Maceira.

incendio 1

Atos de vandalismo e furto de materiais nas obras na Linha do Oeste

A Infraestruturas de Portugal (IP) revelou que as obras de modernização na Linha Férrea do Oeste têm sido alvo de “atos de vandalismo e furto de materiais”, nomeadamente ao nível dos sistemas de sinalização e de distribuição e alimentação elétrica aérea, que comprometem as funções de exploração dos equipamentos de sinalização e passagens de nível instalados no longo do troço entre as estações de Mira Sintra-Meleças e Torres Vedras.

110995 linha1

Lixo no chão na Praça 5 de Outubro

Moradores e comerciantes na Praça 5 de Outubro, nas Caldas da Rainha, têm-se queixado de que o lixo é deixado no chão, seja por desleixo das pessoas ou por os ecopontos estarem completamente cheios dias seguidos.

lixo