Q

Previsão do tempo

17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 24° C
17° C
  • Tuesday 21° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C
17° C
  • Tuesday 22° C
  • Wednesday 26° C
  • Thursday 26° C

Livro “A Democracia Passa por Aqui” apresentado no Museu da Resistência

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, foi palco no passado sábado da apresentação do livro "A Democracia Passa por Aqui".
A apresentação contou com a participação de João Soares, autor do prefácio da obra

O Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, na Fortaleza de Peniche, foi palco no passado sábado da apresentação do livro “A Democracia Passa por Aqui”.

Este evento, organizado pela Concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos (ID) de Peniche e pela Federação das Mulheres Socialistas de Leiria, reuniu várias personalidades comprometidas com a defesa da memória democrática em Portugal.

A apresentação contou com a participação especial de João Soares, autor do prefácio da obra. Na sua intervenção, sublinhou a relevância do livro como “uma obra notável, uma obra que perpetua a memória contra o esquecimento”. Ao recordar os momentos dos fundadores da democracia portuguesa, o autor do prefácio enfatizou a importância de revisitar o passado para garantir um futuro baseado nos valores da liberdade e da democracia.

O livro “A Democracia Passa por Aqui”, criado pela Federação das Mulheres Socialistas de Leiria, revisita e documenta alguns dos momentos mais emblemáticos da história recente de Portugal, com especial destaque para o 25 de Abril de 1974 e o 1º de Maio de 1974 – datas que celebram a conquista da liberdade e a luta pela democracia.

A obra, além de ser uma homenagem ao passado, convida à reflexão sobre o futuro da democracia portuguesa e o papel de cada cidadão na sua preservação e fortalecimento.

João Soares destacou ainda que, num tempo em que a memória coletiva pode ser ameaçada pelo esquecimento ou distorção, é fundamental que obras como esta mantenham vivos os valores e os ideais que moldaram Portugal como uma nação democrática. Esta mensagem foi reiterada ao longo de todo o evento, que se transformou numa verdadeira celebração da história e num compromisso com a continuidade dos ideais democráticos.

A cerimónia contou também com a presença de diversas personalidades políticas e institucionais que apoiam ativamente o trabalho da Federação das Mulheres Socialistas de Leiria. Entre eles, destacaram-se Salvador Formiga, em representação do presidente da Federação, Gonçalo Lopes, e o deputado Eurico Brilhante Dias, que têm demonstrado um forte apoio à iniciativa e ao trabalho desenvolvido pela Federação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Praia do Lagide consagra campeões de longboard

A Praia do Lagide, em Peniche, foi o palco escolhido para a quarta etapa do Circuito Nacional de Longboard, que coroou António Dantas (SCP) e Raquel Bento (NOCAS) campeões nacionais Open e Feminino, respetivamente, com Francisco Freitas (PPSC) a conquistar o título sub-18.

surf 2

Leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’

O ‘Página 1’, Clube de Leitura do Instituto Politécnico de Leiria, promoveu uma leitura interpretada da obra ‘Corpo-delito na sala de espelhos’, de José Cardoso Pires, no Museu Nacional de Resistência e Liberdade, na Fortaleza de Peniche. A iniciativa teve lugar na última quinta-feira, com o propósito de articular a promoção da leitura no ensino superior, o potencial enriquecedor do teatro e a reflexão coletiva que o texto proporciona.

leitura

Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa distinguiu dez vinhos

Foram entregues no passado domingo as medalhas de ouro e prata relativas ao 13.º Concurso de Vinhos Leves da Região de Lisboa. Nesta edição, inserida na programação da 25.ª Festa das Adiafas e XXI Festival Nacional do Vinho Leve, a decorrer no Cadaval até 27 de outubro, houve dez distinções - quatro de ouro e seis de prata.

vinhos1