No âmbito do Dia Internacional da Limpeza Costeira, realizou-se na manhã do passado sábado a 4ª edição da iniciativa Inatel Praia Limpa, onde cerca de 70 voluntários se juntaram para recolha de lixo na praia da Lagoa, na Foz do Arelho.
De luvas e sacos na mão espalharam-se pela margem da Lagoa de Óbidos à procura de lixo, muito do qual estava fragmentado em pequenos pedaços e outro tanto escondido no meio da vegetação.
No areal, desta vez com o auxílio de peneiras, foram encontradas centenas de micro-plásticos e Imensos pellets.
Foi recolhido um total de 226,90 quilos de lixo, dos quais 75,35 quilos eram plástico, 19,30 quilos eram vidro e 14,30 quilos de cordas e cabos de pesca.
O lixo mais encontrado foram toalhitas, sacos com dejetos de cão e fraldas. As beatas também dominaram esta limpeza de praia e até embalagens de cigarros, roupa e calçado.
A organização foi da Fundação Inatel, Lindomar – Foz do Arelho, Associação Pato, Associação Agir pela Lagoa de Óbidos, Ágora – Associação Ambiental, Intertidal – Natureza e Aventura, Águas do Tejo Atlântico, Município das Caldas da Rainha, Gabinete de Juventude do Município das Caldas da Rainha, Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Junta de Freguesia do Nadadouro e Europe Direct Oeste, Lezíria e Médio Tejo.
O programa oficial da semana de celebração do Dia Internacional de Limpeza Costeira é coordenado em Portugal pela Oceano Azul Foundation, em parceria com a União Europeia.
0 Comentários