Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 22° C
17° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 23° C
18° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 25° C

“Eutilitários” mesclam educação e arte no Museu José Malhoa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Dando continuidade às propostas de interação entre o Museu José Malhoa e as instituições escolares, a exposição “Eutilitários”, organizada por Filipa Morgado, abre as celebrações do museu caldense à volta da cerâmica.
A proposta busca promover um olhar sobre a utilidade universal dos objetos de uso diário

Dando continuidade às propostas de interação entre o Museu José Malhoa e as instituições escolares, a exposição “Eutilitários”, organizada por Filipa Morgado, abre as celebrações do museu caldense à volta da cerâmica.

A proposta ficará em cartaz de 15 a 29 de setembro e será uma oportunidade para que visitantes de todas as idades possam conhecer diferentes procedimentos vinculados à cerâmica, por meio das produções de alunos das escolas da região. 

O projeto “Eutilitários” é uma mediação educativa na área da cerâmica, desenvolvida pelo “CAU – Cortém Aldeia Urbana”, conjuntamente com artistas convidados. Realizada de forma continuada em 2023 e 2024, propõe atividades à volta da cerâmica nas escolas situadas nas Caldas da Rainha. Para Filipa Morgado, articuladora do CAU, e proponente do projeto “Eutilitários”, a proposta busca promover “um olhar cuidadoso e autocrítico sobre a utilidade universal dos objetos de uso diário, colocando cada criança e jovem participante num processo de observação atenta, consciência e sensibilização para suas próprias necessidades ergonómicas, culturais e intelectuais”.

Através do enfoque na cerâmica presente no projeto, pretende-se o fortalecimento, nos alunos participantes, de ferramentas e competências de expressão e comunicação recorrendo aos temas do jogo, do humor, da sustentabilidade, memória coletiva e imaginação. As peças presentes na exposição que decorrerá no Museu José Malhoa foram produzidas por crianças e jovens da região, em cocriação com artistas das Caldas da Rainha: Gil Ferrão, Mantraste, Vitor Agostinho, Miguel Cardinho e Filipa Morgado.

As produções cerâmicas foram realizadas com o apoio do CENCAL – Centro de Formação Profissional para a Indústria Cerâmica e desenvolveram-se no Agrupamento de Escolas Bordalo Pinheiro e no Agrupamento de Escolas Raul Proença, contando com a parceria da Câmara Municipal das Caldas da Rainha e da Escola Técnica Empresarial do Oeste – além dos Museus José Malhoa e da Cerâmica.

Na exposição, o público poderá visitar as peças feitas por alunos de vão das séries iniciais do 1º ciclo, aos seus anos finais. Para Nicole Costa, diretora dos Museus José Malhoa, da Cerâmica e Dr. Joaquim Manso, na Nazaré, “Eutilitários traz aos nossos visitantes a oportunidade de conhecer diferentes processos associados à produção cerâmica, pelas mãos de crianças e jovens, num feliz encontro entre o barro e o imaginário, em que que ganham todos a oportunidade de modelar pensamento sobre arte: artistas, participantes e nossos públicos”.

A abertura da exposição será no dia 15 de setembro, às 16h00, como parte da programação paralela que os Museus José Malhoa e da Cerâmica realizarão à volta do 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição “Avulso XXI”

A exposição “Avulso XXI” está patente até ao dia 27 de setembro na Galeria de Exposições do Espaço de Turismo do Município das Caldas da Rainha, ao cimo da Praça da Fruta. O projeto do artista Fernando Sarmento foi realizado em 2020, no âmbito da comemoração do seu...

Atividade física para os seniores

Proporcionar a prática regular de atividade física aos seniores do concelho está entre os objetivos do programa "Viver Melhor". Dinamizado pelo Município do Bombarral, a iniciativa destina-se a todas as pessoas com idade igual ou superior a 55 anos.