Foi divulgada a lista de vinhos premiados, no âmbito do concurso de vinhos engarrafados, inserido no 39.º Festival do Vinho Português, no Bombarral.
Nos Vinhos Regionais Lisboa Leves, o 1º prémio vai para o Solar da Marquesa (branco) – 2023, da Casa Agrícola Horácio Nicolau, de Adão Lobo. Conquistou também o 2º lugar com o Solar da Marquesa (rosado) – 2023. Em 3º ficou o Sôttal (2023), da Companhia Agrícola do Sanguinhal, do Bombarral.
Nos Vinhos Brancos Regionais, o 1º prémio distinguiu Violino (Arinto/Fernão Pires) – 2023 – Reg. Lisboa, do Condado Portucalense, de Arruda dos Vinhos. O 2º prémio foi para Sanguinhal (Arinto/Chardonnay) – 2023 – Reg. Lisboa, da Companhia Agrícola do Sanguinhal, e o 3º prémio foi entregue a Vale Zias – 2023 – Fazendas da Estremadura – Reg. Lisboa, do Cercal, e ao Mundus Reserva – 2022 – Reg. Lisboa, da Adega Cooperativa da Vermelha.
Nos Vinhos Tintos Regionais, o 1º prémio coube ao Velharia Reserva – 2017 – Reg. Lisboa, da Adega Cooperativa da Labrugeira, o 2º ao Mundus – 2021 – Reg. Lisboa, da Adega Cooperativa da Vermelha, e o 3º ao Confraria Premium (Touriga Nacional) – 2020 – Reg. Lisboa, da Adega Cooperativa do Cadaval.
Nos Vinhos Brancos de Denominação de Origem Controlada, o 1º prémio foi para AV Grande Reserva 2019 – D.O.C. Óbidos, da Adega Cooperativa da Vermelha, o 2º para Quinta de S. Francisco 2023 – D.O.C. Óbidos, da Companhia Agrícola do Sanguinhal e para Bridão Superior (Sauvignon Blanc) – 2023 – D.O.C. Tejo, da Adega Cooperativa do Cartaxo, e o 3º para Confraria Reserva – 2022 – D.O.C. Óbidos, da Adega Cooperativa do Cadaval.
Nos Vinhos Tintos de Denominação de Origem Controlada, o 1º prémio foi para Empatia Superior 2018 – D.O.C. Alenquer, da Adega Cooperativa da Labrugeira, o 2º para AV Reserva Especial – 2017 – D.O.C. Óbidos, da Adega Cooperativa da Vermelha, e o 3º para AV Grande Reserva 2019 – D.O.C. Óbidos, da Adega Cooperativa da Vermelha.
A qualidade de 37 vinhos, dos quais 18 brancos, 4 rosados e 15 tintos, divididos em 5 categorias, foi posta à prova nos dias 1 e 2 de agosto, nas instalações da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, com a coordenação do enólogo José António Fonseca.
A tonalidade e limpidez da cor a harmonia e pureza no olfato, e o corpo e intensidade no palato foram alguns dos aspetos que os oito provadores do concurso tiveram em consideração para avaliação dos néctares.
A Mata Municipal do Bombarral volta a reunir dois dos seus maiores ícones, o vinho e a pera rocha do Oeste, no 39.º Festival do Vinho Português e 29.ª Feira Nacional da Pera Rocha, que decorre de 13 a 18 de agosto.
Este evento junta mais de 90 expositores e proporciona aos visitantes a oportunidade de, durante seis dias, provarem os melhores vinhos e apreciarem a pera rocha das mais diferentes formas enquanto assistem a concertos de artistas do panorama musical português.
O “Espaço Gourmet” terá chefs convidados que vão explorar a versatilidade da pera rocha em diferentes pratos, tanto doces como salgados, promovendo a inovação gastronómica com base nos produtos locais.
O evento não se restringe apenas aos adultos. As famílias terão à sua disposição um espaço infantil com diversas atividades, incluindo o atelier “Mini Chefs”, onde as crianças poderão aprender a cozinhar doces utilizando a pera rocha. Além disso, no “Espaço Pera”, a Caixa Agrícola do Bombarral, patrocinador do evento, vai promover uma sessão de literacia financeira para crianças.
Outro destaque será a “Wine & Pear Party”, que ocorrerá no dia 17 de agosto, promovida pelo Rotary Club do Bombarral.
Os visitantes terão a oportunidade de adquirir um copo de vidro reutilizável por três euros para participar nas provas de vinhos.
Os bilhetes têm o custo de cinco euros, com opções de passe geral disponíveis, e as entradas são gratuitas para menores de 16 anos.
0 Comentários