O caldense António Morgado terminou em 5º lugar na Volta à Flandres em bicicleta, numa prova ganha pelo holandês Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), de 29 anos, que deixou o ciclista de Salir do Porto a um minuto e dois segundos de distância.
Aos 20 anos, é o primeiro ciclista português a terminar esta importante corrida belga no top5, o que o deixou feliz e à sua equipa, a UAE Emirates, que colocou três corredores nos cinco primeiros.
O jovem chegou à meta no grupo que discutiu o pódio, com o italiano Luca Mozzato (Arkéa-B&B Hotels) a levar a melhor sobre Michael Matthews (Jayco AlUla) na luta pelo segundo lugar – o australiano haveria de ser desclassificado por sprint irregular, com o alemão Nils Politt (UAE Emirates) a ser promovido a terceiro. Em quarto ficou o dinamarquês Mikkel Bjerg (UAE Emirates).
Já o vencedor desta prova de um dia, realizada a 31 de março, fugiu a 45 quilómetros da meta, sem que ninguém o conseguisse travar.
A Volta à Flandres é o segundo e mais jovem dos cinco monumentos do ciclismo (Milão-Sanremo, Paris-Roubaix, Liège-Bastogne-Liège e Giro Lombardía). Em ciclismo, monumento é o conjunto das cinco corridas clássicas de maior história e prestígio no calendário internacional. Com 270,8 quilómetros de percurso, carateriza-se pelas subidas curtas e empinadas sobre calçada, o que, devido ao mau tempo, obrigou os ciclistas a levarem à mão as suas bicicletas, devido ao perigo de escorregarem e caírem.
António Morgado participa no próximo domingo na prova Paris-Roubaix, na qual volta a medir forças com o super-favorito Van Der Poel.
0 Comentários